Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Feaper beneficia viticultores em Fagundes Varela

por Eduardo Cover Godinho
Foto: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Faltando menos de um mês para o início da vindima 2017, produtores de Fagundes Varela se organizam para a colheita da uva. E, já nesta próxima safra, um grupo de 11 famílias poderá contar com novas caixas plásticas de frutas para realizar a operação de colheita. A entrega das 1.370 caixas ocorreu nessa segunda-feira (19/12), no pátio da Prefeitura.

As caixas plásticas foram financiadas pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), com recursos da Participação Popular e Cidadã (PPC), sendo que os agricultores tiveram subsídio parcial de 80% (oitenta por cento) do valor financiado. Os recursos destinam-se ao apoio à fruticultura e olericultura, a partir do Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais e Regionais nas Economias de Base Familiar e Cooperativa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

O extensionista social da Emater/RS-Ascar, Airton de Almeida, explica que em 2015 o recurso de R$ 43.543,00 foi disponibilizado pelo Feaper para agricultores do município, então, em reunião, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural foi ecidiu disponibilizar o valor para todas as famílias interessadas e que se enquadrassem no Programa. “Foi uma forma democrática de garantir que o recurso atinja os fruticultores interessados e que o maior número de famílias seja beneficiado” destaca.

De acordo com o engenheiro agrônomo Leandro Ebert, a partir daí a Emater/RS-Ascar passou a reunir a documentação necessária e elaborar os projetos de crédito para acessar o benefício. Para ele, “o esforço para que a entrega das caixas fosse realizado ainda em dezembro foi essencial para que essas famílias pudessem contar com elas já na próxima colheita”.

Na entrega, o prefeito Jean Fernando Sottili destacou o esforço da Emater/RS- Ascar para a consolidação do benefício, ressaltando a parceria e integração entre a prefeitura e a Instituição para o desenvolvimento da agricultura do município. Também participaram da entrega a secretária de Agropecuária Leônia Rigo, o ex-secretário de Agropecuária, Dário Russi, e o vice-prefeito eleito, Dirceu Binda.

Além dessas 11 famílias, outras seis foram beneficiadas pela linha de apoio à fruticultura e olericultura pelo Feaper no município, financiando outros equipamentos para uso na viticultura, sendo que os contratos estão sendo executados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais