Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Colheita do girassol atinge 75% da área cultivada no Rio Grande do Sul

por Ana Lúcia Jacomini

Informações foram divulgadas pela Emater

Foto: Divulgação/Emater

Com 100% do girassol plantado no Estado, 75% da área semeada em agosto já está colhido, especialmente na região de Santa Rosa. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado pela Gerência de Planejamento da Emater, as poucas lavouras semeadas após as chuvas do final de novembro, correspondente a 25% do total da área cultivada, estão em fase de enchimento de grãos.

A expectativa inicial de produtividade do girassol era de 1,6 tonelada por hectare, mas a média atual apresenta redução de aproximadamente 22% devido ao clima desfavorável nas lavouras semeadas em agosto, ficando a produtividade na média de 1,2 tonladas por hectare. A área implantada nessa safra também está inferior ao ano anterior. O preço da saca de 60kg é de R$ 154,50.

SOJA E MILHO

As chuvas mais constantes favoreceram o desenvolvimento da soja, no entanto, atrapalham a atividade de aplicação de fungicidas, principalmente em áreas mais suscetíveis ou com presença de ferrugem. A cultura já entrou em maturação (3%), 50% está em enchimento de grãos, 36% em floração e 11% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. As chuvas seguem beneficiando também o milho no Estado, que já está com 42% da área total cultiva colhido; 16% está em maturação, 20% em enchimento de grãos, 11% em floração e outros 11% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais