Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Bovinocultores de leite planejam implantação das pastagens de inverno

por Eduardo Cover Godinho
Foto: Emater/RS-Ascar

A fim de discutir e planejar as pastagens para o inverno, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Fagundes Varela, em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, promoveu uma reunião na tarde desta quinta-feira (17/03), no Clube dos Motoristas, que contou com a participação de 15 produtores do município.

Na abertura, o secretário de Agropecuária, Dário Russi, ressaltou a importância das pastagens para as propriedades leiteiras. Na sequência, o técnico em agropecuária, Joel Graciolla, apresentou as opções de variedades forrageiras para o inverno e as possibilidades de usos consorciados ou singulares. De acordo com Graciolla, é importante que os agricultores conheçam as variedades disponíveis no mercado para a tomada de decisão quanto ao material forrageiro que utilizarão em suas propriedades e para o manejo adequado de cada forrageira.

Outro tema tratado foi a adubação em áreas de pastagens. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, destacou a importância de se fazer a adubação correta, com base em análises de solo frequentes, realizadas a partir de uma adequada coleta de amostra, e de se estabelecer um programa de manejo do solo na propriedade, visando adequar e manter a fertilidade para conseguir bons resultados com as pastagens utilizadas. Para isso, o agrônomo apresentou as ferramentas de manejo do solo e de adubação que podem ser utilizadas nas propriedades.

"A realização do evento ainda no mês de março teve como objetivo esclarecer essas questões em tempo de os bovinocultores planejarem e adequarem o manejo em suas propriedades para a implantação das pastagens de inverno", que normalmente tem início a partir do final do mês, conclui Ebert.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais