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Exportações brasileiras de vinhos, espumantes e suco de uva crescem 17,3% em valor em 2017

por Ivan Sgarabotto

O destaque das vendas ficou com a categoria de vinhos e espumantes, que representa quase 60% do total exportado

Foto: Gilmar Gomes

Com mais de US$ 15 milhões comercializados no mercado internacional em sucos, vinhos e espumantes, o setor vitivinícola brasileiro obteve crescimento de 17,3% nas exportações em 2017. No ano passado, o destaque das vendas ficou com a categoria de vinhos e espumantes, que representa quase 60% do total exportado, registrando uma expansão de 47,5% no valor comercializado, somando US$ 8,77 milhões. Os sucos, por sua vez, tiveram uma retração de 8,6% na contabilização das vendas, atingindo US$ 6,32 milhões.

Os produtos foram remetidos para 51 países, com ranking dos principais destinos sendo liderado por Japão, Paraguai, Estados Unidos, China, Reino Unido, México, Chile, Colômbia, Equador e República Dominicana.

As 42 empresas participantes do projeto setorial Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção comercial no mercado externo, responderam por, aproximadamente, 95% do resultado obtido em 2017 na exportação. O desempenho do grupo foi ainda mais expressivo, obtendo incremento de 55,6% nas vendas ao Exterior.

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, explica que o Japão aparece com principal destino das exportações, em função de operações com suco concentrado. Entretanto, a Terra do Sol Nascente também figura na quarta colocação na importação de espumantes e em sétima em vinhos, devido a contratos de fornecimento com grandes players de venda online de vinhos e redes varejistas. O país ampliou em 34% o valor adquirido em relação à 2016.

Outro destaque no ano passado foi a América Latina. De forma agrupada, os países da região despontaram como grandes parceiros comerciais, absorvendo 41,3% do valor global negociado. Entretanto, os Estados Unidos, Reino Unido e China, por serem mercados maduros, formadores de opinião e compradores de rótulos de maior valor agregado, continuam entre os mercados-alvo do projeto. O valor médio por garrafa exportada para os Estados Unidos gira em torno de US$ 10, cinco vezes maior que o Paraguai.

Totais exportados em 2017:        

                        Em litros                Em US$                      US$/litro              Resultado

                   2017/16 (em valor)

Vinhos             3.064.705        7.576.872,00              2,47                 45%

Espumantes    256.746           1.179.471,00              4,59                 65,7%

Suco                2.273.136        6.329.797,00              2,78                 -8,6%

Total               5.594.587        15.086.140,00            2,69                 17,3%

 

Composição das exportações brasileiras:          

                        Em valor         Em volume

Vinhos             50,2%              54,8%

Espumantes    7,8%                4,6%

Suco                42%                 40,6%

 

Principais destinos de exportação:

1º Japão

2º Paraguai

3º Estados Unidos

4º China

5º Reino Unido

6º México

7º Chile

8º Colômbia

9º Equador

10º República Dominicana

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