Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Emater divulga informativo com panorama das culturas agrícolas

por Ana Lúcia Jacomini

Dados forma divulgados com base em todas as regiões do Estado

A umidade do solo derivada das últimas chuvas favorece o desenvolvimento e crescimento das olerícolas, em especial para aquelas cultivadas a céu aberto. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado pela Emater, as chuvas diminuíram a necessidade de irrigação e garantiram maior facilidade na construção de novos canteiros para a implantação das mudas de folhosas.

Muitos produtores continuam buscando mudas de tomateiros para consumo próprio, e outros cultivos de cercado para garantir boa variedade na composição alimentar das famílias. No Estado, é intenso o plantio de pepino, moranga, abóbora e chuchu. Em andamento também os trabalhos de controle de inços e de pragas e doenças, em especial o pulgão no repolho e na couve-flor. No momento ocorre produção e comercialização da alface em estufa, tempero verde, rúcula, rabanete, repolho, couve-flor, beterraba, cenoura e agrião.

Na semana também ocorreu intensificação da semeadura e do transplantio de melão e melancia. As videiras estão em plena emissão dos brotos e os produtores iniciam a aplicação de fungicidas na cultura para controle de doenças. Os citros estão em plena floração e a cultura do pêssego em desenvolvimento dos frutos. Os produtores iniciam o controle preventivo de mosca-das-frutas.

Ainda de acordo com o mais recente Informativo Conjuntural da Emater, as lavouras de inverno estão sob cuidado dos produtores, devido a intensidade das chuvas. Do total da área cultivada com trigo no estado, 29% está em enchimento de grãos, 39% em floração e 32% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Já a canola, está predominantemente na fase de floração. E os cultivos de cevada têm se mantido com bom desenvolvimento e com adequado estado fitossanitário. Nas lavouras de invenro, os produtores têm realizado controles pontuais para evitar giberela e outras doenças.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais