Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Acadêmico do Cesurg realiza pesquisa em parceria com o Conselho de Meio Ambiente e a Agroaraçá Alimentos

por Ana Lúcia Jacomini

Objetivo é a identificação dos teores de NPK contidos na cama de aviário

Um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Agronomia do Cesurg de Marau está pesquisando a relação entre o número de lotes criados e o teor de nutrientes em camas de aviários. O trabalho é realizado pelo acadêmico Volnei Pressi, orientado pelo professor Diogo da Silva Moura e realizado em parceria com a empresa Agroaraçá Indústria de Alimentos , que permitiu a coleta das amostras nas propriedades de seus integrados. O estudo também tem o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marau, que disponibilizou os recursos para o pagamento das análises.

Para o estudo, será feita a coleta de amostras de cama de aviário em 48 propriedades, situadas nos municípios de Marau, Vila Maria, Camargo, Casca, São Domingos do Sul e Nova Araçá. O estudo propõe a identificação dos teores de NPK contidos na cama de aviário. O objetivo é verificar se há variação significativa, bem como permitir a nível de campo a determinação de taxas de aplicação em solo que atendam de maneira mais adequada ambientalmente e economicamente as necessidades dos produtores rurais. A pesquisa iniciou no mês de outubro e a previsão é que seja concluída em julho de 2021.

Após a realização do trabalho e obtenção dos resultados, pretende-se obter informações que auxiliarão na tomada de decisão para a utilização da cama de aviário como fertilizante orgânico em áreas de cultivo agrícola, identificando a variação nos teores nutricionais em função do aumento do número de lotes produzidos sobre a mesma. Assim, será possível determinar taxas de aplicação ambientalmente seguras, reduzindo riscos de poluição do solo e da água, bem como reduzindo custos com fertilizantes minerais e melhorando as características físicas, químicas e biológicas dos solos agrícolas.

Para o aluno autor do estudo, Volnei Pressi, a utilização de adubação orgânica na agricultura é de extrema importância. “Além de suprir a necessidade das culturas com menor custo em relação à adubação mineral, a adubação orgânica promove a recuperação da fertilidade a longo prazo, contribui para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, além de destinar corretamente materiais que se mal manejados podem causar degradação ambiental”, afirmou. O professor Diogo da Silva Moura, Coordenador de Pesquisa e Extensão do curso de Agronomia da instituição, destaca que com o projeto será possível suprir algumas lacunas referentes à caracterização nutricional da cama de aviário e o seu potencial de uso em sistemas produtivos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais