Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Período de La Ninã e falta de sementes no mercado preocupam produtores

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Foto: Arquivo / Tua Rádio Alvorada

A Tua Rádio Alvorada conversou, nesta semana, com Rodrigo Coradi, presidente do conselho municipal de agropecuária. Durante a entrevista, foram abordados alguns assuntos que vem preocupando os produtores rurais, a falta de chuvas e a falta de sementes no mercado. De acordo com Rodrigo, o que vem alterando os comportamentos climáticos é justamente o período de La Ninã, pelo qual parte do Rio Grande do Sul já está passando, caracterizado pelo baixo número de chuvas e aumento da temperatura. 

Rodrigo conta que muitas culturas podem ser prejudicadas, inclusive o trigo, que comumente se desenvolve bem em temperaturas mais secas. Além do trigo, Coradi, chama a atenção para o milho, segundo ele, a cultura já foi semeada e se desenvolveu bem, porém, há o risco de que o processo de aplicação de nitrogênio, indispensável para a produtividade do milho, seja prejudicado devido a falta de água. 

Rodrigo ainda destaca que parte dos problemas causados pela falta de chuvas, foram amenizados em razão dos investimentos em manutenção do solo, feitos pelos produtores rurais, e aponta que a região vem evoluindo neste processo. 

Falta de sementes 

Sobre a falta de sementes, Rodrigo, conta que devido ao período de estiagem enfrentado no início do ano, muitas sementes acabaram sendo prejudicadas. Assim, mesmo que os produtores tenham colhido um bom número de sementes, algumas não passaram nos testes de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura e não podem ser comercializadas. 

Rodrigo relembra ainda que todos estes fatores são situações que fogem do controle do produtor rural, não sendo justo culpar o mesmo pelas dificuldades que estão sendo enfrentadas. A entrevista completa com Rodrigo Coradi está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais