Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Oficinas agroecológicas em Cotiporã produzem esterco fervido

por Eduardo Cover Godinho

Adubo pode ser ser feito em casa e possui baixo custo de produção

A atividade foi realizada na propriedade do agricultor Idário Alberton e família
Foto: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

A Emater/RS-Ascar e o Centro Ecológico de Ipê, com apoio da Prefeitura de Cotiporã e a participação da Associação de Produtores Orgânicos do município (Ecovêneto), promoveram oficinas de preparo de esterco fervido e coleta de microrganismos eficientes.

A atividade foi realizada na propriedade do agricultor Idário Alberton e família e contou com a participação de agricultores orgânicos, mulheres que trabalham na Horta Comunitária de São Brás e demais interessados em melhorar a sanidade das culturas.

Na ocasião, o tecnólogo em horticultura Áureo Salvi, do Centro Ecológico de Ipê, e a técnica em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Jéssica Zalamena, explicaram como se faz o esterco fervido, suas propriedades e formas de uso. “Trata-se de um excelente adubo, que pode ser feito em casa e que possui baixo custo de produção para os agricultores”, ressaltaram.

Após a produção do esterco fervido, ocorreu oficina de microrganismos eficientes, onde foi feita a coleta de microrganismos bons da natureza para uso contra fungos e bactérias prejudiciais, que surgem na agricultura devido aos desequilíbrios nutricionais das plantas. Esses microrganismos possuem diversas aplicações, podendo, além da agricultura, ser utilizados na limpeza e higiene de casa.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas com os extensionistas da Emater/RS-Ascar de Cotiporã. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais