Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Colheita do trigo chega a 95% da área total cultivada no Estado

por Ana Lúcia Jacomini

A última semana foi caracterizada pelo predomínio de tempo seco no Rio Grande do Sul, o que favoreceu essa reta final de trabalhos

Trigo apresenta produtividade variada
Foto: Divulgação/Emater

De acordo com o Informativo Conjuntural, publicado e divulgado nesta semana pela Gerência de Planejamento da Emater, nas regiões em que houve precipitações de chuva, o volume foi baixo e não interferiu na colheita do trigo, que já chega a 95% da área total cultivada no Rio Grande do Sul.

Na região de Santa Rosa, a colheita já foi finalizada, favorecida pelo tempo seco e ensolarado que apressou a maturação das lavouras de trigo. A produtividade média é de 1,5 toneladas por hectare, redução estimada em 50%. As lavouras que não foram prejudicadas pelas geadas de agosto apresentaram produtividade dentro da expectativa, superando as 3,6 toneladas por hectare, com qualidade e valoração, oferecendo boa rentabilidade aos produtores.

Também já está em andamento o plantio da soja, que já atinge 31% do total da área estimada em todo o Estado. Produtores adotam cautela devido às previsões meteorológicas indicarem baixos volumes de precipitações no período. As lavouras semeadas antes das precipitações apresentam boa densidade de plantas mesmo com emergência em duas épocas distintas. De acordo com a Emater, a falta de precipitações dificulta o avanço dos plantios de milho e afeta o desenvolvimento de alguns cultivos já implantados. Mesmo assim, as lavouras já atingem 78% da área total estimada.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais