Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Coleta de embalagens de agrotóxicos inicia na próxima segunda-feira, em Caxias

por Caroline Rosa

Recolhimento será realizado de 16 a 24 de julho em diversas regiões do município

Foto: Angela Nadin

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) informa que o período de coleta de embalagens de agrotóxicos inicia na próxima segunda-feira (16). A campanha é promovida por empresas revendedoras de defensivos agrícolas de Caxias do Sul e conta com o apoio da prefeitura, Ceasa Serra, Sindicato Patronal e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares.

De acordo com Flávio Hillebrand, engenheiro agrônomo da Smapa, a coleta é importante para evitar a poluição do solo e das fontes de água. “As embalagens dos defensivos agrícolas não podem ser descartadas em lixos seletivos. Se não tiverem a destinação correta, podem se tornar um risco para o meio ambiente”, ressaltou.

Já Gilmar Onsi, também engenheiro agrônomo da Smapa, explicou que todos os agricultores devem fazer a entrega. “É um compromisso dos produtores devolver as embalagens e dos revendedores de realizar a coleta todos os anos, para que se possa dar a destinação correta dos resíduos e fazer a reciclagem dos materiais”, esclareceu. A devolução deve ocorrer no prazo de um ano após a compra. Aqueles que ultrapassarem a data poderão receber notificações e multas dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

Os produtores rurais devem apresentar CPF e Talão do Produtor. As coletas serão divididas em sete dias e locais diferentes (anexo). As embalagens serão destinadas para a Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos, em Vacaria, onde passarão por processo de reciclagem. Na última edição da campanha, em 2017, foram coletadas mais de 11 toneladas de embalagens.

 

Orientações

- Embalagens plásticas (litros, galões e baldes) deverão ser entregues com tríplice lavagem, sem resíduos de agrotóxicos, furadas e com as tampas separadas;

- Embalagens flexíveis (como sacos plásticos) não podem ser lavadas e devem ser colocadas em saco plástico separado;

- Não serão recebidas embalagens de outros produtos;

- Agricultores devem levar uma relação com a contagem das embalagens. Por exemplo: quantas embalagens de um litro, quantas de cinco litros, quantos sacos e quantas caixas de papelão;

- Também serão recolhidas sobras de agrotóxicos nas embalagens originais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais