Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Sementes híbridas e tecnologia aumentam produção

por Luciane Modena

Cenouras chegam a render 80t/ha ao ano, mais que a média de 30t/ha

Foto: Divulgação

A média de produtividade da cenoura no Brasil gira em torno de 30 toneladas por hectare. Porém, em regiões mais tecnificadas e que usam sementes híbridas, este valor pode alcançar 80 toneladas por hectare. As sementes híbridas associadas à tecnologia de mecanização, como as semeadoras a vácuo de alta precisão, possibilitaram ao produtor redução de custos e melhor uniformidade na distribuição das sementes e, consequentemente, melhor uniformidade no tamanho das raízes e classificação.

Em algumas regiões do país, os grandes produtores de cenoura estão realizando a colheita mecanizada. “Foram os híbridos os grandes responsáveis pelo aumento significativo na produtividade, qualidade e adaptação em diversas regiões do país e épocas de cultivo”, diz o especialista da Agristar, Samuel Sant’Anna.

Mercado

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq, a cenoura é a quinta hortaliça mais cultivada no Brasil. Pelo menos 80% da produção são destinados ao mercado interno. Com produção nacional estimada em 760 mil toneladas por ano, o país possui uma área de cultivo superior a 20 mil hectares, distribuídos entre as regiões de Marilândia do Sul (PR), Caxias do Sul e Vacaria (RS), Irecê (BA), Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Carandaí (MG), Cristalina (GO) e São José do Rio Pardo (SP).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais