Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Programa Leite Saudável contempla a região Sul

por Maria de Fátima Zanandrea

Iniciativa do Ministério da Agricultura inicia dia 15 de outubro

Cuidados no tambo
Foto: Alina Souza/PP/Divulgação/CR

Inicia em 15 de outubro deste ano o programa Leite Saudável, lançado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, dia 29 de setembro. O programa visa a aumentar a competitividade do setor lácteo e a melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil. Objetiva ainda promover a ascensão social de 80 mil produtores de leite.

O Mapa e o Sebrae investirão R$ 387 milhões, até 2019, no programa, que contempla os cinco principais estados produtores de lácteos do país: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de Goiás, Minas Gerais. Juntos, eles representam 72,6% da produção nacional. 

Os agricultores selecionados terão de atender a critérios técnicos, como produzir ao menos 50 litros de leite por dia, e apresentar estrutura mínima para receber assistência técnica, cursos de gestão e pacote tecnológico, como inseminação artificial. Os laticínios e as cooperativas locais, juntamente com o Sebrae e o Senar, auxiliarão na seleção desses produtores.

O programa terá sete eixos principais de atuação: assistência técnica gerencial, melhoramento genético, política agrícola, sanidade animal, qualidade do leite, marco regulatório e ampliação de mercados.

Consumo

Um dos objetivos do programa é estimular o consumo de leite. Dados mostram que a produção de lácteos no país cresce 4,4% ao ano, enquanto o consumo médio aumenta apenas 3,3% anualmente.

Apesar da alta produção, a produtividade média continua sendo uma das mais baixas do mundo. O Brasil produz 4,4 litros de leite por vaca diariamente, taxa inferior a de outros países como Argentina (15,6 litros/vaca/dia), Austrália (15,6 litros/vaca/dia) e Nova Zelândia (11litros/vaca/dia).

Brucelose e tuberculose devem ser erradicadas

A erradicação da brucelose e da tuberculose no rebanho leiteiro dos cinco estados contemplados está entre as metas do Leite Saudável. “As metas são arrojadas, mas, com envolvimento da cadeia, com certeza as atingiremos dentro do período estabelecido”, afirmou o secretário Décio Coutinho, esclarecendo que o trabalho de defesa agropecuária visa a conquistar mercados externos, diminuir a perda do produtor e reduzir a transmissão da doença a humanos.

O Mapa publicará em breve a regulamentação da pequena agroindústria, estabelecendo procedimentos, instalações e equipamentos compatíveis com a atividade desses estabelecimentos. A medida representa mais uma oportunidade de comercialização para os pequenos produtores.
“Não estamos abrindo mão de qualidade de produção nem de inspeção e higiene sanitária. Estamos falando de melhorias das regras para pequenos estabelecimentos, que não precisarão mais cumprir normas incompatíveis com o tamanho da sua produção”, explicou Coutinho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais