Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Inicia o plantio de trigo no Rio Grande do Sul

por Ana Lúcia Jacomini

Seapi ainda está fazendo o levantamento de dados da área a ser cultivada com o cereal

Foto: Divulgação/Emater

A área cultivada com trigo no Rio Grande do Sul na safra 2022 foi maior que um milhão e meio de  hectares segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para este ano, o levantamento de intenção de plantio de trigo no Estado será finalizado nos próximos dias. De acordo com o mais recente Informativo Conjuntural divulgado pela Emater, as atividades de semeadura do trigo foram aceleradas, aproveitando as condições favoráveis de umidade do solo e a ausência de chuvas, o que possibilitou o acesso das máquinas agrícolas às lavouras para a realização da operação.

Ainda de acordo com o Informativo da Emater, as lavouras de aveia semeadas em maio apresentam boa uniformidade na germinação, emergência satisfatória e crescimento rápido. No entanto, mesmo em período recomendado para o plantio, alguns produtores estão em processo de tomada de decisão quanto à escolha da cultura a ser plantada ou quanto à extensão de seu cultivo, devido às incertezas presentes no mercado e às previsões climáticas menos favoráveis. Avança a semeadura onde a cultura se apresenta como alternativa de um investimento mais barato em relação ao trigo, para a ocupação das áreas no inverno.

SOJA - Os extensionistas da Emater estão promovendo orientações aos produtores rurais acerca do novo método de classificação física do solo, o qual será empregado na obtenção de financiamentos para as atividades agrícolas, conforme disposto na recém-publicada portaria do Zarc - Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Os agentes financeiros já estão realizando pré-custeios para a safra 2023/2024 da cultura da soja. O objetivo é disponibilizar recursos aos produtores para antecipar a aquisição de insumos e evitar comprá-los durante períodos em que geralmente ocorre aumento de preços, mais próximos ao plantio.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais