Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Emater/RS-Ascar desenvolve atividades de manejo e conservação do solo em Montauri

por Eduardo Cover Godinho
Foto: Divulgação

Com o objetivo de recuperar e conservar a qualidade do solo e melhorar a produtividade de áreas agrícolas, produtores rurais do município de Montauri, com assistência técnica da Emater/RS-Ascar, vem buscando tecnologias para diminuir os danos causados pela erosão. Uma dessas tecnologias é a construção de terraços em áreas que vêm sofrendo degradação com o passar dos anos, causando grandes prejuízos ao meio ambiente e aos produtores. 

Devido à erosão, o solo fica degradado, ocasionando perda de água, terra, fertilizantes e sementes, causada pelo escoamento superficial da água sobre o solo, que leva embora a camada fértil e abre valas em meio às lavouras. "A prática de construção de terraços, combinada com um correto manejo das lavouras em épocas de entressafra, onde se implanta coberturas semeadas em nível para que o solo não fique descoberto, se torna bastante eficaz, evitando a erosão. Seguindo um correto manejo, aliado à construção dos terraços que ajudarão na infiltração e escoamento da água em períodos de fortes chuvas, o agricultor não terá mais perdas ocasionadas pela erosão. Além disso, possibilitará uma maior resistência das plantas em períodos de estiagem devido a água que fica retida dos períodos chuvosos nos sulcos abertos pelo plantio em nível", esclarece o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro José Ce.

Ele destaca que no próximo dia 15 de abril comemora-se o Dia Nacional da Conservação do Solo. Com aproximadamente um ano de trabalho realizado no município, foram atendidas 15 propriedades, com cerca de 100 hectares no total com o uso dessa prática. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais