Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Incra cria novo assentamento em Esmeralda

por Aldoir Santos

Área deverá abrigar 143 famílias

Cerimônia foi prestigiada por várias lideranças
Foto: Divulgação

Famílias de agricultores atingidas por obras de barragens no Rio Grande do Sul serão assentadas pela regional do Incra no Estado, tornando-se, assim, beneficiárias das políticas de reforma agrária, a começar pelo acesso a terra. Cerca de 700 pessoas participaram, nesta sexta-feira,09/10, do ato de entrega da Fazenda São Clemente, em Esmeralda, região nordeste do estado, que vai beneficiar esse grupo e outros trabalhadores rurais. 
Devido às fortes chuvas, a cerimônia ocorreu no ginásio do reassentamento São Francisco de Assis, a 6 km do imóvel. As atividades iniciaram com carreata partindo do centro da cidade e foram acompanhadas pela secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Coelho, pelo presidente substituto do Incra, Leonardo Góes, pelo superintendente regional Roberto Ramos, pelo prefeito Ailton Sá Rosa, além de representantes dos movimentos sociais e das famílias assentadas. O ato marca a criação do assentamento Dom Orlando Dotti, com capacidade para até 143 famílias. 

A área de 2.045 hectares foi adquirida em setembro passado pelo Incra/RS, por meio de contrato de compra e venda (Decreto 433/92 - área produtiva ofertada à autarquia), por R$ 25,7 milhões. 
A secretária executiva do MDA, Maria Fernanda Ramos Coelho, que representou o ministro Patrus Ananias, disse que a qualidade de vida e a cidadania no campo são prioridades para o governo federal. O objetivo é assentar famílias, proporcionando condições básicas de produção e comercialização. "Nós alimentamos da vida com comida saudável e com agroecologia, fortalecendo a agricultura familiar e a reforma agrária", considerou.

Já o presidente substituto do Incra, Leonardo Góes, destacou a importância da conquista do imóvel, observando o esforço do Instituto na aquisição de novas terras. Ele ressaltou a importância do serviço de assistência técnica, que no caso do novo assentamento, será disponibilizado imediatamente por um aditivo no contrato atual da instituição no Estado. O dirigente ainda afirmou ao prefeito que a autarquia está mobilizada para dar início à implantação da infraestrutura no novo assentamento, obras que serão realizadas em parceria com o poder público municipal. 

A portaria de criação do assentamento Dom Orlano Dotti foi assinada pelo superintendente regional do Incra, Roberto Ramos. O nome é uma homenagem ao bispo emérito da Diocese de Vacaria pela dedicação à luta das famílias atingidas por barragens, que reivindicavam o acesso a terra, em compensação pelo impacto causado pela obras hidrelétricas na região . "Temos diferentes credos religiosos, divergimos na idade, mas todos concordamos com a importância da dignidade das pessoas. Este ato resgata a dignidade dos agricultores, que só cidadania se tiverem terra", afirmou o bispo.

*Com informações da assessoria do Incra
 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais