Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Dia Estadual do Porco acontece nesta sexta-feira, em Rodeio Bonito

por Ana Lúcia Jacomini

Lotação de Marau é organizada pela Assuimar e Emater

O Dia Estadual do Porco faz parte do calendário oficial do Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação

A cadeia produtiva de suínos estará em debate nesta sexta-feira, 10/08, em Rodeio Bonito, município do noroeste gaúcho, que vai sediar o 44º Dia Estadual do Porco, evento promovido pela Acsurs – Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul. Na programação, o marauense Francisco Sérgio Turra – presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, vai apresentar uma análise do mercado e apontar os principais desafios da cadeia no curto, médio e longo prazo.

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, Valdecir Folador, presidente da Acsurs, antecipou que 2018 está sendo um ano desafiador para os produtores de suínos, especialmente no que diz respeito ao mercado internacional. O setor amarga prejuízos com o embargo da Rússia, principal compradora da carne de porco brasileira. Sua expectativa é de que o impasse se resolva já nos próximos meses. Entidades como a própria ABPA atua nas negociações para que as vendas sejam retomadas. Ouça a entrevista no player de áudio.

Em contrapartida, o mercado interno vem contabilizando crescimento nos últimos anos. O consumo médio anual do brasileiro está aumentando, segundo Folador, e, ainda, possui espaço para mais avanços. Conforme o presidente, 30% daquilo que é produzido no Rio Grande do Sul, é destinado para o mercado externo. A outra parte é consumida no mercado interno, entre os próprios gaúchos – a maior fatia, e consumidores da Região Sudeste.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais