Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Armazenagem de grãos é tema de capacitação em Dois Lajeados

por Eduardo Cover Godinho
Foto: Divulgação

Com o objetivo de capacitar produtores de Dois Lajeados e de municípios vizinhos - como Vespasiano Corrêa e São Valentim do Sul - a Emater/RS-Ascar realizou nesta sexta-feira, dia 5 de maio, na Câmara de Vereadores, um evento sobre armazenagem de grãos. Voltada a agricultores que já possuam silos secadores, a atividade teve o objetivo de qualificar os participantes no manejo da secagem e no controle de pragas dos grãos armazenados.

Dividida em duas partes, a capacitação contou com palestras, com os temas "Secagem de grãos em silos secadores com ar natural" e "Controle de pragas na armazenagem de grãos". As atividades foram ministradas, respectivamente, pelo engenheiro agrônomo Ricardo Martins e pelo engenheiro agrícola Douglas Corso, ambos representando a Emater/RS-Ascar. Na parte da tarde houve atividade prática, realizada na propriedade dos agricultores Danilo e Tiago Ortolan, da localidade de Linha Dona Cândida Áscoli.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Dois Lajeados, Fábio Balerini, um evento deste tipo é importante uma vez que a armazenagem de grãos na propriedade vem se destacando no município, sendo uma forma de agregar valor e garantir a autonomia dos agricultores em suas atividades.

"Um grão secado de maneira correta certamente garantirá uma alimentação de melhor qualidade para os animais, reduzindo custos e beneficiando toda a cadeia produtiva", analisa.

É exatamente este o caso dos anfitriões do dia. Com dois silos secadores com capacidade de armazenamento para 600 sacos cada, garantem estar economizando quando o assunto é a alimentação dos suínos em ciclo completo que mantêm na propriedade e que consomem cerca de 180 quilos de milho ao dia.

"Muitas vezes são detalhes, seja na vedação ou na eliminação de grãos quebrados que evitarão que todo o sistema seja comprometido", destaca Tiago.

Ressaltado por Corso, um dos o tratamentos curativos para o controle de pragas – conhecido como expurgo - foi considerado por Tiago um dos ensinamentos mais valiosos do dia. Isto porque ele envolve o uso de Fosfina, um tipo de material altamente tóxico e que exige todo o cuidado em sua aplicação.

"Muitas vezes é importante alguém nos ‘lembrar’ o fato de que estamos lidando com materiais perigosos que, se mal manuseados, podem prejudicar a saúde", pondera.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais