Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Emater promoverá tarde de campo em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Evento, aberto a participação de agricultores do município e região, será realizado na propriedade de Alfredo e Gabriel Bresolin

Propriedade onde será realizada a tarde de campo está localizada há cerca de três quilômetros da ERS-129 na estrada que vai para Anta Gorda
Foto: Divulgação

A Emater-RS/Ascar, juntamente com as entidades que integram o Conselho de Desenvolvimento Rural de Guaporé (Conderg), realiza na metade do mês de março uma importante atividade para os produtores do município e região. A tarde de campo sobre armazenagem na agricultura familiar, na propriedade de Alfredo e Gabriel Bresolin (sócio Marcelo Casagrande), está marcada para o dia 15, a partir das 13h15min. Na oportunidade, serão abordados os seguintes temas: armazenagem na agricultura familiar e uso de grãos armazenados na nutrição animal.

“É uma oportunidade que enfatiza dois pontos importantes para a boa armazenagem com custo reduzido e eficaz para os produtores. Temos o trabalho de armazenagem há tempos (década de 70 com o milho em palha) e a evolução com a colheita realizada por máquinas fez com que houvesse a adaptação da estrutura. O colega Ricardo Martins, especialista em armazenagem, inventou a tecnologia de secagem a vento. É sustentável, tem custo baixo e as propriedades nutricionais do milho continuam as mesmas, há pouquíssimo impacto. Significa que o ser humano vai comer alimento de qualidade e os animais também. A eficiência nutricional dos animais tem melhorado muito com esse trabalho”, disse o engenheiro agrônomo da Emater-RS/Ascar, Antônio Cesar Perin.

O convite de participação é estendido a todos os produtores da região, independente se há intenção ou não de construção de silos de armazenagem da forma proposta. Atualmente, segundo Perin, são 16 unidades familiares em funcionamento e outras em edificação. Em números, a armazenagem em “casa” representa uma economia aproximada de 15%.

“O nosso objetivo é que mais produtores rurais instalem em suas propriedades unidades de armazenagem a vento. E nós da Emater estamos trabalhando para que isso ocorra”.

Para quem busca maiores informações sobre o evento, basta ligar na Emater (54) 3443-1573. A propriedade rural onde será realizada a tarde de campo está localizada na estrada que liga Guaporé à Anta Gorda.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais