Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

XVI Jornada da Viticultura enfoca futuro da atividade

por Aldoir Santos

Eventp será realizado em Ipê

Tendo por tema Custos de Produção e Modernização: o Futuro da Vitivinicultura, mais de 500 produtores devem participar da XVI Jornada da Viticultura Gaúcha, que será realizada no dia 15 de julho, a partir das 8h30min, no Clube Ideal, em Ipê/RS. A exemplo das jornadas anteriores, o objetivo é integrar os viticultores, além de disponibilizar informações e conhecimentos que os auxiliem na qualificação e na agregação de valor à atividade, através da adoção de tecnologias de produção sustentáveis. A jornada é promovida pela Comissão Interestadual da Uva, pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Prefeitura Municipal de Ipê, Secretaria da Agricultura  e Pecuária e Emater/RS.


O coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, também presidente do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, explica que a intenção é refletir sobre o atual momento que atravessa a vitivinicultura, práticas para uma produção sustentável com enfoque nos custos de produção e na modernização da atividade. Logo após a abertura, o  diretor técnico do Ibravin, Leocir Bottega, vai mostrar os dados da safra de 2015. Em seguida, o extensionista rural Gledes Forneck irá apresentar resultados de oficinas. Ainda pela manhã a Embrapa e o Ibravin enfocarão o Programa de Modernização da Viticultura, respectivamente nas visões técnica e estratégica.
O almoço será servido às 12h30min, no Clube Ideal. Logo após, a partir das 13h30min, inúmeras atividades simultâneas, em locais diferentes, foram preparadas, tais como Poda de Outono, Produção Orgânica e Biodinâmica, Custo de Produção, Equipamentos: Experimentos e Inventos e Modervitis – Pilares do Programa de Modernização da Viticultura. As inscrições para cada tema serão realizadas na Recepção e Credenciamento, de acordo com interesse. As vagas para cada tema são definidas levando em consideração o espaço disponível nas salas.
Às 15h serão apresentados vídeos de máquinas em funcionamento, seguido de visita à exposição do maquinário e encerramento.
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais