Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Conhecimento, cooperação e negócios marcaram o Simpósio do Leite da Coagrisol

por Ana Lúcia Jacomini

Evento acontece nesta semana, em Soledade

(Foto: Reprodução/tripop.com.br)
Foto: Divulgação

Com foco em levar conhecimento aos cooperados, potencializar negócios e mostrar o trabalho da Cooperativa, a Coagrisol Cooperativa Agroindustrial realizou nesta semana, a segunda edição do Simpósio da Cadeia Produtiva do Leite. Realizado no auditório da cooperativa, em Soledade, o evento contou com a presença de mais de 300 produtores de diversos municípios da área de atuação da organização.

A atividade contou com palestras técnicas, e também com uma rodada de negócios. Do início até o fim com o auditório completamente lotado, a cooperativa trouxe profissionais técnicos para abordar assuntos ligados ao setor. Inicialmente aconteceu a palestra “De olho do início ao fim: Orientações sobre manejo de pastagens e as inovações trazidas pelas normativas de qualidade do leite”, ministrada pelo zootecnista André Hubert e a engenheira agrônoma Letícia Signor, que integram o corpo funcional da CCGL.

Em seguida, Fabrício Nascimento, produtor de leite do município de Jóia, tratou do tema “Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino”. E finalizando as palestras, o engenheiro agrônomo da Syngenta, Marcelo Balbinotti, trouxe o assunto “Como levar o melhor da Silagem ao seu Rebanho”.      

Durante o evento, a Cooperativa apresentou um case de uma propriedade integrada em Soledade. O empreendimento rural, é um dos assistidos pela Coagrisol através do acompanhamento e assistência técnica conjunta em diversas linhas de atuação. Desde a produção, até a gestão econômica da propriedade. Além disso, diversos cursos são oportunizados aos cooperados integrados, como foco em agregar conhecimento que é convertido em melhoria de produtividade e rentabilidade aos participantes.

Ainda para o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, a bacia leiteira cumpre um papel social muito importante. “Através do leite os produtores têm um renda mensal e contínua, diversificando a atividade produtiva. Além disso, temos a satisfação de ver a produção leiteira beneficiando indiretamente milhares de pessoas, através do retorno de impostos aos municípios” comentou Leite.

Neste sentido, o presidente apresentou uma tabela de retorno referente ao incremento no imposto ICMS devido a industrialização do leite realizada pela Cooperativa Central Gaúcha – CCGL, em Cruz Alta. Na prática, quando o leite industrializado é comercializado, o valor agregado no imposto retorna aos municípios de origem do produto. Em 2018, na área de atuação da Coagrisol este valor representou um montante de R$ 4.016.201,85 pago proporcionalmente aos municípios de Soledade, Arvorezinha, Barros Cassal, Espumoso, Ibirapuitã, Itapuca, Mormaço, Nova Alvorada, e Tio Hugo, os quais há anos atrás assinaram um convênio conjunto com o município de Cruz Alta para este retorno.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais