Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Feirantes de Caxias do Sul passam a oferecer a rastreabilidade dos produtos

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Por meio de QR Code disponibilizado em totens de álcool em gel, os consumidores poderão obter diversas informações sobre o produto adquirido

Foto: Divulgação / Alexandra Baldisserotto

O sistema de rastreabilidade dos produtos comercializados na Feira do Agricultor e na Ponto de Safra, em Caxias do Sul, entra em funcionamento a partir desta terça-feira (08). Na data, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com o Sebrae/RS, entrega os primeiros totens de álcool gel com QR Code impresso para que os clientes possam pesquisar a origem e o caminho dos hortifrutigranjeiros comercializados. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, explicou que por conta de atrasos na produção por conta da pandemia, o sistema será implementado gradualmente. Neste primeiro momento, 47 feirantes integraram o Programa de Rastreabilidade para Produtores Feirantes.

“A rastreabilidade veio através de uma Instrução Normativa, ainda em 2018, por parte do Ministério da Agricultura e pela própria Vigilância Sanitária, aonde determina que todos os produtos tenham a rastreabilidade. Claro que veio a pandemia e acabou afetando um pouco o trabalho que se iniciou lá atrás. Mas, o que está acontecendo, hoje, na Feira do Agricultor e na Ponto de Safra é muito importante é um trabalho que se iniciou na administração passada e nós estamos dando continuidade”, explicou.

Por meio da rastreabilidade, o consumidor poderá acessar, com auxílio do celular, o QR Code dos totens de álcool em gel para conhecer a história da família de agricultores, a localidade onde vivem, as técnicas utilizadas e o dia a dia de quem plantou e colheu o alimento que está sendo levado para casa.

Além de disponibilizar o sistema para os consumidores, o Sebrae/RS disponibiliza aos produtores oficinas sobre Identificação de Produtos, Comunicação e Vendas. Os agricultores também receberam consultorias em Mapeamento e Avaliação da Organização da Propriedade, Organização de Processos e Registros de Produção, Implantação de Sistemática para Formação de Lote e Orientação sobre Conteúdos Digitais, entre outros. Além dos totens, todos receberão certificados de conclusão.

Ouça a entrevista completa com o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, em “Ouvir Notícia”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais