Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Trigo colhido até o momento no RS é de boa qualidade

por Aldoir Santos

Informações são do boletim conjuntural da Emater

Colheita do trigo iniciou no noroeste do Estado
Foto: Divulgação

A colheita do trigo já foi iniciada em algumas regiões do Rio Grande do Sul, como Santa Rosa e Ijuí, e de acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado nesta quinta-feira,01/10, a qualidade do produto é considerada boa até o momento. O percentual colhido atinge 2% do total plantado, havendo ainda 11% já maduros e prontos para serem ceifados, o que deverá se intensificar nos próximos dias, se o clima colaborar.

A expectativa de produtividade das lavouras de trigo permanece dentro da esperada, girando em torno dos 2,4 mil kg/ha. Os técnicos da Emater/RS-Ascar acompanham agora o comportamento dos 60% que estão em fase de formação de grão, que são as áreas mais impactadas com a ocorrência de geadas durante o mês de setembro.

Nesse período inicial de colheita do trigo, as cooperativas não estabelecem preços para a entrega do produto, já que aguardam a confirmação da produção e, principalmente, da qualidade do grão colhido. A Emater/RS-Ascar também considera a procura pelo Proagro normal, face às circunstâncias. Para o trigo são pouco mais de 1,7 mil solicitações.

Em relação ao milho, apesar de alguns momentos com excesso de umidade e mesmo de chuvas mais intensas, o plantio da nova safra segue de forma bastante acelerada, alcançando nesta semana 54% do total projetado, contra os 44% registrados semana na passada. Importantes regiões produtoras – como Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo – atingem percentuais próximos aos 70%.

Algumas áreas de plantações de milho afetadas pelas geadas foram replantadas na última semana, enquanto outras deverão ser utilizadas para o plantio da soja. As lavouras emergidas após o período de frio, segundo a Emater/RS-Ascar, apresentam excelente desenvolvimento e stand de plantas e as que não foram afetadas pelas geadas apresentam bom vigor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais