Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Caxias afirma que produção não foi afetada pelos temporais dos últimos dias

por Isadora Helena Martins

Conforme Rudimar Menegotto, foram registrados transtornos na área rural como falta de energia elétrica, porém agricultura não foi diretamente atingida

Foto: Divulgação

A passagem do ciclone bomba deixou diversos estragos em todo o estado do Rio Grande do Sul. Conforme a Defesa Civil, pelo menos 23 cidades foram atingidas fortemente pelos temporais e ventania. Na Serra, os maiores prejuízos foram na região de Vacaria.

Quando ocorrem os episódios climáticos extremos, como os presenciados nesta semana, sempre vem a preocupação com os produtores rurais e a agricultura, que são vulneráveis às intempéries. Além de ser o único meio de sustento para muitas famílias, é da produção familiar que vem boa parte do alimento da mesa dos gaúchos.

Em Caxias do Sul, o temporal e os fortes ventos não atingiram de forma expressiva a produção local. Fora os transtornos como falta de energia elétrica, a chuva inclusive ajudou a minimizar os efeitos da estiagem. A afirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, durante entrevista na Tua Rádio São Francisco: “A cidade de Caxias do Sul não foi atingida com estragos, foram mais transtornos como falta de energia. A chuva foi importante, nós precisávamos de chuva e ela recuperou um pouco dos reservatórios, principalmente os açudes para o agricultor utilizar na irrigação”.

Menegotto também salientou que o frio que veio após o temporal também é importante para as variedades da região. “O frio pra nossa Região, principalmente para a fruticultura em geral, é necessário. Que faça frio nesse mês de junho e julho, o que não pode é acontecer do frio vir lá em setembro ou final de agosto. Então com o clima que está fazendo agora não terá grandes prejuízos”. Para acompanhar a entrevista completa clique AQUI.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais