Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Caxias do Sul celebra abertura oficial da colheita com lançamento do vídeo oficial da Festa da Uva 2024

por Pablo Ribeiro

A propriedade Venturin Uvas Finas Empório Garden, na localidade de Monte Bérico, foi palco da Abertura Oficial da Colheita

Foto: Ícaro De Campos/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A propriedade Venturin Uvas Finas Empório Garden, na localidade de Monte Bérico, foi palco no fim da tarde desta quinta-feira (01/02) da Abertura Oficial da Colheita. Abrindo a celebração, o diretor da Intervene Publicidade, Thiago Longhi apresentou o vídeo oficial de divulgação da 34º Festa Nacional da Uva 2024 e Feira Agroindustrial que já iniciou sua exibição em TV’s, internet e redes sociais.

Após o lançamento do vídeo foi entregue dois certificados do Programa Sabor Caxias do Sul, que institui o selo municipal dos produtos agropecuários e agroindustrializados, Selo Sabor Caxias do Sul, aos produtores de uva Maicol Venturin e Daniel Toss.

Antes da colheita, o padre Cláudio Pezzoli abençou frutas em uma cesta carregada pelas soberanas da Festa da Uva de 2024, rainha Lizandra Chinali e as princesas Eduarda Menezes e Letícia De Carvalho. Após a cerimônia, o prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, a presidente da Câmara de Vereadores, Marisol Santos, o deputado estadual Carlos Búrigo, o presidente da Festa da Uva 2024, Fernando Bertotto e as soberanas, conduzidos pelo produtor rural Charles Venturin, realizaram a colheita simbólica nos parreirais da Família Venturin, que sedia o evento pela primeira vez. A propriedade de sete hectares é referência no cultivo protegido (com cobertura plástica), sendo pioneira nesta técnica. As variedades cultivadas no local são Itália, Rubi, Perlona, Benitaka, Clara, Vitória, Niágara, Isabel, Bordô e Lorena.

O Município de Caxias do Sul é destaque na produção agropecuária. A uva é um dos principais cultivos, com cerca de 70 mil toneladas produzidas por ano numa área de 3.800 hectares. Outros destaques são maçã, tomate, frutas de caroço (como pêssego e ameixa), citros e diversas hortaliças. O Município possui 2.750 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que corresponde a aproximadamente 3.500 famílias na atividade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais