Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Chuva de granizo compromete safra da uva

por Jeferson Ageitos

Produtores da Serra Gaúcha registram perdas de até 100% dos parreirais

Foto: Cedida: Daniel Sandi

A chuva de granizo que atingiu a Serra Gaúcha, na quarta-feira (31), provocou perdas de até 100% da safra de uva em Caxias do Sul, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. O presidente da entidade, Rudimar Menegotto, acredita que os prejuízos poderão ser sentidos até 2020. “Praticamente acabou com toda a safra desse ano e, possivelmente, vai comprometer a safra do ano que vem”, diz.

Em Caxias, as regiões mais atingidas foram a localidade da 6ª Légua e parte dos distritos de Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí. Produtores de pêssego, ameixa, maçã, caqui, tomate e cebola também registraram a perda parcial ou total da produção.

O granizo provocou estragos em outros 13 municípios da Serra. Nova Pádua decretou situação de emergência após o granizo destruir 90% dos parreirais e 80% de outras culturas, como cebola, alho e pêssego. Os prejuízos podem ser ainda maiores. O levantamento da Emater não foi finalizado.

Segundo Menegotto, os preços dos alimentos poderão ficar mais altos e os consumidores vão sentir outros reflexos das perdas no campo. “A oferta vai ser menor, em função da diminuição da safra. Até diminuição na qualidade da fruta, em alguns lugares onde não houve perda de 100%”, aponta.

Ouça a entrevista completa aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais