Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Frente da Agropecuária Gaúcha manifesta preocupação com impacto da alta dos juros do Plano Safra 2022/2023

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Presidente da Frente, Elton Weber (PSB) concedeu entrevista à Tua Rádio

Foto: Divulgação

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado Elton Weber (PSB) manifestou preocupação com o impacto da alta de juros do Plano Safra 2022/2023 anunciado ontem pelo governo federal em Brasília. Apesar de as taxas anuais serem inferiores a Selic (13,25%) e o juro do Pronaf variar entre 5% e 6%, houve elevação geral das alíquotas. No Pronamp, a taxa será de 8%. Além disso, todas as linhas do Proagro foram reajustadas, algumas delas em até 100%.

O deputado também manifestou preocupação com os recursos à disposição para equalização dos juros já que 70% dos recursos anunciados são livres e apenas 30% recursos controlados. Ele espera que os valores anunciados sejam realmente liberados para que não ocorra novamente a falta de recursos antes do fim da safra como ocorrido no último ano.

O Plano Safra 2022/2023 prevê R$ 341 bilhões destinados ao setor produtivo, sendo que R$ 53,6 bilhões para a agricultura e a pecuária familiar através do Pronaf. O valor destinado ao Pronaf é 36% maior do que no ano agrícola passado. Contudo, Weber alerta que em função da disparada dos custos de produção provavelmente não será possível realizar a mesma safra no novo ciclo. Ouça a entrevista com o parlamentar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais