Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Exemplos e Palavras

Miguel Debiasi

Para a formação dos filhos e dos futuros cidadãos, pergunta-se: ajudam mais os exemplos ou os conselhos? Impossível definir qual o mais importante. Certo é que os exemplos e conselhos são imprescindíveis para a formação e educação dos filhos. Ser pessoa de bons exemplos e portador de sabedoria é fazer a diferença na sociedade atual.

A educação e a formação das crianças sempre foi algo desafiador para os pais e para a sociedade em geral. Ouvia-se desde a infância e da juventude os pais e os educadores fazerem uso de muitas histórias, parábolas, ditados para auxiliar no processo de formação e educação. É de lembrar, por exemplo, “os filhos são o reflexo dos pais”. E quem nunca ouviu a frase “filho de peixe, peixinho é”? E esta então: “o fruto não cai longe do pé”. E há os velhos jargões próximos da reflexão da importância dos exemplos e das palavras, do tipo mais popular, como “a força de um exemplo supera toneladas de palavras e conselhos”. Então, é incontroverso que este precisa ser superado: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Há uma derradeira referência ao complexo processo formativo. Se não bastasse, em contrapartida o mundo mudou tanto que novas gerações nascem em novos ambientes. Educar em nova realidade fica extremamente difícil aos pais e aos educadores; perceber seus exemplos, palavras e gestos é imprescindível. Além disto, para as novas gerações se oferecem novas matrizes formativas com maior rapidez e intensidade. Intuem-se outras vozes e espaços que reforçam e esboçam tendências formativas que podem eliminar tradições e referências culturais, religiosas e sociais. Frente ao novo cenário, outro perigo está em terceirizar responsabilidade nesse processo de formação e educação. A mudança de mundo é irreversível, pois atende ao processo das coisas. Porém, é de elencar que o berço é fundamental neste processo de formação. Então, exemplos, palavras e atos ainda manifestam potencial real.

Nesta linha de reflexão outro problema é que nem sempre os pais, as famílias e os educadores em geral têm a percepção do peso de um gesto, ato, palavra. Tudo está influenciando o comportamento e a formação do caráter dos futuros cidadão que vão conduzir a sociedade. Em formação, vale a menção que seguidamente são lembradas pessoas que com bons exemplos e palavras marcaram a história. Finalmente, é natural do ser humano, por mais moderno e autossuficiente se considere, espelhar-se nos outros, seguir exemplos de alguém que molde atitudes e escolhas. Neste sentido, para as crianças e pequenos os mais próximos de seu convívio têm muito peso, sendo possível mensurar a importância do valor de sábia palavra e de rico exemplo.

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frade da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia (Universidade do Vale dos Sinos – São Leopoldo/RS). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS). Doutor em Teologia (Faculdades EST – São Leopoldo/RS).

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais