Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

A Teologia do século XXI

Miguel Debiasi

Toda ciência procura exercer sua função social. Com a Teologia não é diferente. No século XX a Teologia cristã ampliou muito suas temáticas de reflexão. Já no principiar do século XXI, novas temáticas apresentam-se à tarefa teológica. Em contrapartida, a percepção desta necessidade de reflexão será sinônimo de atualização da Teologia.

O teólogo brasileiro Pedro Carlos Cipolini define a Teologia como a palavra sobre Deus. Deus é o único tema da Teologia. E, “a Teologia conclui que de Deus não podemos saber o que é, senão o que não é”. A Teologia trata Deus de forma relativa e não absoluta, em razão de seu mistério inesgotável. Isto significa que sem a fé não existe Teologia. Em verdade, a Teologia é a fé cristã vivida em uma reflexão humana, organizada no método da ciência. Em suma, a fé clama por uma Teologia. Dessa forma, a Teologia esforça-se para refletir e decifrar os caminhos da fé como realidade manifestada, praticada, vivenciada. Em última instância, a ciência Teológica não se mantém insensível à vida humana que se expressa em sua dimensão ética, política, social.

O teólogo São Tomás de Aquino (1225-1274) afirma que a reflexão teológica é uma necessidade do ser humano. Pode-se dizer, não é possível acreditar em Deus sem a faculdade da razão. Porém, a fé cristã precisa da crítica racional. Ou seja, a faculdade racional ajuda a fé cristã a ser mais bem vivida e evita ao máximo o perigo de manipulação quanto ao acreditar em Deus. Melhor dizendo, a razão não inventa a fé, mas possibilita reunir condições de promovê-la como uma resposta esclarecida para a vida. Portanto, a ciência teológica é espiritual porque nasce da fé. Logo, é também verdade racional porque alcança a realidade da fé, como afirma o teólogo belga José Comblin.

Por tudo isto, a tarefa da Teologia no século XXI, além de manter-se como ciência, é reflexão a penetrar nas realidades humanas apontando perspectivas para fé cristã. Neste sentido, o teólogo italiano Rosino Gibellini (1926) constituiu o rosto da ciência teológica do século XX ao apresentar de forma sumária as temáticas refletidas por renomados teólogos europeus. Daí resulta a imagem do trabalho teológico do século XX, que refletiu com maior ênfase pontos como os da Teologia dialética, existencial, hermenêutica, política, antropológica, negra, feminista, ecumênica, e da história, cultura, modernidade, secularização, esperança, experiência e libertação.

Ao colocar a função da Teologia de contribuir na autenticidade da fé e na busca da verdade do cristianismo, percebe-se o quanto no século XX ampliou sua reflexão. Segundo a percepção dos teólogos há um contexto sócio-humano que toca a fé e abre o caminho para uma reflexão teológica. Atualmente, nenhum teólogo ou teóloga se atreveria a reduzir a perspectiva da ciência da Teologia, porque a fé em Cristo envolve toda a história e realidade humana. Sendo a palavra sobre Deus, a Teologia tem ampliado suas temáticas em conformidade com as circunstâncias da vida das pessoas.

Em contrapartida, nas multidões que seguem a fé em Cristo em diferentes países e situações, a Teologia percebe que há contextos sócio-humanos que violam a mensagem do Evangelho. Certamente, nos contextos do século XXI, aumentará o número de marginalizados e excluídos que não serão esquecidos pelos discursos teológicos. Seguramente, as condições de vida humana são o termômetro da reflexão teológica do século XXI. Numa perspectiva mundial de crescimento da pobreza e de concentração da riqueza em mãos de poucos, é praticamente inevitável à teologia tornar-se ciência de suma importância humana e social.

 

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frei capuchinho. Atualmente é pároco da Paróquia Cristo Rei, de Marau, RS, e Conselheiro do Governo Provincial, eleito no dia 04 de setembro de 2014. Mestre em Filosofia e Teologia.Autor do livro Teologia da Tolerância – um novo modus vivendi cristã, publicado em 2015, pela ESTEF, Escola de Espiritualidade e Teologia Franciscana. Também escreve artigos e crônicas.

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais