Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Em resposta à onda de homicídios, operação prende membros de facções criminosas instaladas em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Dados da Polícia Civil mostram que 16 pessoas foram presas na cidade

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Dezesseis pessoas foram presas no início da Operação Quinto Mandamento, deflagrada nesta terça-feira (12/03), em Caxias do Sul. A ação é realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Caxias e Delegacia de Polícia de Bom Princípio. A ofensiva vem em resposta à onda de homicídios relacionados a confrontos de organizações criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas em Caxias.

 A operação contou com o auxílio operacional de todas as delegacias da 8ª Região Policial de Caxias do Sul. Armas e drogas foram apreendidas, além de dinheiro e veículos durante a investida. O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa estabelecida na região da Serra Gaúcha e responsável pela prática de diversos crimes, especialmente tráfico de drogas e homicídios, bem como responsabilizar criminalmente suas lideranças e promover a descapitalização patrimonial dos grupos criminosos.

Aproximadamente 60 policiais civis cumpriram no total 14 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul/RS, Canoas/RS e Rio de Janeiro/RJ. Também foram executadas 24 ordens de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens, avaliados em mais de R$ 500 mil.

A investigação teve início após a prisão de um homem apontado como um dos principais líderes de uma organização criminosa gaúcha, foragido há mais de três anos e localizado na cidade do Rio de Janeiro em uma operação conjunta das Polícias Civil e Federal. Apurou-se que, durante o período em que permaneceu fora do Estado, esse indivíduo, que exerce papel de liderança, seguiu coordenando o grupo criminoso ao qual pertence, comandando o tráfico de drogas e determinando a execução de rivais.

Além de dois dos principais integrantes dessa organização, uma advogada teve sua prisão decretada pela Justiça, acusada de participar da trama do assassinato de um homem que havia acabado de sair do presídio. O fato ocorreu no mês de janeiro, na cidade de Bom Princípio/RS. Por fim, ainda foram realizadas quatro prisões em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Grande quantia de dinheiro (proveniente do tráfico) e de drogas (crack e cocaína) foram apreendidas, além de armas de grosso calibre, incluindo um fuzil cal. 556, de elevado valor financeiro no mercado informal), duas espingardas, 10 automóveis e duas motocicletas. Os investigados responderão pela prática dos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas previstas que podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais