Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Hospital Geral realiza procedimento cardíaco inovador ao SUS na região

por Isadora Helena Martins

Implante de válvula aórtica cardíaca biológica por cateter (TAVI) foi viabilizado a partir de parcerias

Foto: Divulgação / Hospital Geral

O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul realizou nesta sexta-feira (30) um procedimento considerado inovador ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região: o implante de válvula aórtica cardíaca biológica por cateter, ou TAVI (abreviação em inglês). O procedimento é utilizado em pacientes que apresentam estreitamento da válvula do vaso sanguíneo principal que se ramifica do coração: a aorta.    

Geralmente implantada através de punção na virilha do paciente, a TAVI dispensa a necessidade de cortes profundos, anestesia geral e da circulação extracorpórea, conforme explicou o cardiologista intervencionista do Serviço de Cardiologia do HG, Ramiro Caldas Degrazia. “Pra alguns pacientes a cirurgia acabava sendo de muito risco, então, logo de início, foi uma alternativa para os pacientes de mais alto risco fazer o implante dessa válvula por cateter. Esse procedimento é mais indicado para pessoas de mais idade, acima de 80 anos, ou com outras doenças associadas que podem fazer com que aumente o risco da cirurgia convencional”, explicou.  

O tratamento já está disponível na região há pelo menos seis anos, mas ainda não possui o reconhecimento da Agência Nacional de Saúde, o que dificulta a utilização. Ouça AQUI.

A realização do procedimento em pacientes do Hospital Geral foi viabilizada por meio de parcerias com a Secretaria Municipal da Saúde no Estado com amparo das empresas Medtronic Brasil e Lifecor Comércio de Produtos Hospitalares.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais