Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Uso excessivo do descongestionante nasal pode causar dependência

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Medicamento também traz consequências físicas ao paciente

Foto: Reprodução / Internet

Os descongestionantes nasais são medicamentos facilmente encontrados nas farmácias e que não precisam de receita médica para compra. Toda essa facilidade, faz alguns pacientes acreditarem que o medicamento é inofensivo e pode ser usado por um longo período de tempo. Porém, como explica o otorrinolaringologista, Erik Xavier, esse não é um comportamento seguro, já que o descongestionante pode causar dependência e também consequências físicas ao paciente. 

De acordo com o otorrino, o descongestionante nasal tem a função de contrair os vasos sanguíneos, facilitando a passagem de ar. O efeito dura cerca de seis horas, após esse período o paciente volta a sentir o desconforto e reaplica a medicação. Esse comportamento somado ao rápido alívio do sintoma é o que gera a dependência.

A dependência pode ser revertida com a diminuição gradativa do uso, mas essa não é a única consequência. O uso excessivo do descongestionante, explica Xavier, pode levar ao aumento da pressão arterial e a arritmia cardíaca, isso porque a ação de contração dos vasos não ocorre só no nariz, mas sim, no corpo todo. Segundo Erik, não é comum que um otorrino recomende o uso de descongestionantes nasais, ele explica que existem formas mais eficientes de tratar inflamações, sem gerar esses prejuízos.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais