Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Hospital São Vicente de Paulo lidera mutirão de cirurgias no RS

por Rudimar Galvan

Foram atendidos pacientes que aguardavam na Fila de Espera do Sistema Único de Saúde (SUS)

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, teve o melhor desempenho entre as instituições de saúde gaúchas que participaram do Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos, realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025. Foram atendidos pacientes que aguardavam na Fila de Espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias ginecológicas, pediátricas e ortopédicas de mão, com a atuação dos médicos Daniel Dalla Maria, Loisiane Figueiró, Flávia Elys Potrich, Gustavo Pileggi Castro, Gabriel Ifran Alves e Marcelo Barreto de Lemos.

Para o Dr. Gustavo Pileggi Castro, a iniciativa do mutirão foi extremamente positiva, especialmente diante da atual demanda de cirurgias, que supera o volume contratado pelo SUS. “Conseguimos beneficiar muitas pessoas. No nosso caso, da cirurgia pediátrica, 20 crianças saíram da fila de espera e foram operadas no mesmo dia. Isso só foi possível graças ao empenho de muitas pessoas, desde quem realiza o agendamento e a internação, os técnicos do pré-anestésico, até as equipes anestésico-cirúrgica e de recuperação. É um esforço coletivo, realizado com dedicação, para atender crianças que aguardavam por esse cuidado”, destacou o cirurgião.

O ortopedista e traumatologista Dr. Marcelo Barreto de Lemos, HSVP/IOT, destacou que foi uma honra participar da ação. Segundo ele, a cirurgia da mão possui alta demanda no SUS, tanto por traumas quanto por procedimentos eletivos, o que gera filas extensas. “Esse tipo de iniciativa é fundamental para reduzir o tempo de espera. Optamos por atender casos de síndrome do túnel do carpo, condição comum que afeta a qualidade de vida dos pacientes. Nós realizamos 50 cirurgias com o envolvimento de médicos residentes e da equipe de enfermagem. O hospital ofereceu todo o suporte logístico necessário para viabilizar esse número expressivo de atendimentos. Um trabalho coordenado, de todos os setores, foi primordial para o sucesso do mutirão”.

O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, destacou que os pacientes contemplados foram chamados conforme a ordem de espera no SUS, nas especialidades ofertadas por cada instituição participante, sem qualquer influência do hospital na seleção. “Estamos muito felizes com o impacto do mutirão. Cada cirurgia representa uma nova chance de qualidade de vida para pessoas que, muitas vezes, aguardavam pelo procedimento. Nesta edição, contamos com o engajamento de médicos de três especialidades e com o apoio essencial dos profissionais da assistência, cuja dedicação foi decisiva para o sucesso da ação e o reconhecimento estadual da Instituição. Agradecemos a todos os envolvidos, médicos e equipes”.

As cirurgias eletivas foram realizadas por meio do Programa Agora Tem Especialidades, em parceria com a CMB, Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS, Governo Federal e Secretaria Estadual da Saúde do RS. “Este mutirão mostra a força do trabalho coordenado em favor do SUS e da população. Em um único fim de semana, os hospitais filantrópicos do RS realizaram mais de 400 procedimentos, reduzindo filas e levando alívio a quem aguardava por uma cirurgia. Agradeço a todos os hospitais, profissionais de saúde e parceiros desta ação, que reafirma o papel essencial da rede filantrópica na assistência ao SUS”, destacou o presidente da Federação, Vanderli de Barros.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais