Caxias inaugura nova maternidade pública no Hospital Virvi Ramos
Espaço exclusivo para atendimentos pelo SUS será entregue na segunda-feira (22), com a presença do governador Eduardo Leite; investimento soma quase R$ 18 milhões
Será inaugurada, na próxima segunda-feira (22), a nova estrutura da maternidade pública no Hospital Virvi Ramos, destinada exclusivamente a atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O evento contará com a presença do governador Eduardo Leite e marca a conclusão de um processo iniciado em 2023, quando o Hospital Pompéia anunciou o encerramento dos serviços de maternidade.
Desde julho de 2024, o município mantém o atendimento em caráter provisório no Virvi, com repasse mensal de R$ 1,5 milhão — o que já totaliza R$ 20,7 milhões. Neste período, mais de mil partos foram realizados. Agora, com a entrega da ala completa da Unidade Materno Infantil, que inclui Centro Obstétrico e UTI Neonatal, a cidade passa a contar com um espaço estruturado e definitivo.
A montagem da maternidade foi viabilizada por meio de parcerias. O Governo do Estado destinou R$ 8,3 milhões pelo programa Avançar Mais. Deputados federais do município, Maurício Marcon e Denise Pessôa, garantiram emendas de R$ 4,5 milhões e R$ 4 milhões, respectivamente. A Câmara de Vereadores também contribuiu com R$ 1,076 milhão. Somados aos aportes municipais, os investimentos alcançam quase R$ 18 milhões.
Para a secretária adjunta da Saúde, Daniele Meneguzzi, a inauguração representa uma vitória coletiva. “Tivemos muito trabalho até chegar a este momento. O prefeito Adiló não mediu esforços, articulando recursos e firmando a parceria com o Virvi. Mais de mil partos já ocorreram desde julho, e muitas crianças e mães ainda serão atendidas no espaço que já é referência”, destacou.
Comentários