Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Moradores do Bairro Serrano protestam contra a falta de médicos na UBS

por Isadora Helena Martins

Faltam médicos Clínicos Gerais e Pediatras

Foto: Pablo Ribeiro

Cerca de 50 pessoas se concentram em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Serrano, na manhã desta segunda-feira (18), para protestar contra a falta de médicos. Segundo moradores, não há Clínicos Gerais nem Pediatras na Unidade. Eles também relataram que é preciso comparecer à UBS apenas para agendar as consultas que se realizam muitos dias depois. “Isso é muito ruim para a gente, pois quem vem até a UBS é porque está precisando e não consegue consulta”, relata moradora.  

Conforme a Coordenadora da UBS/Serrano, Geise dos Santos Klipel, os dois médicos Clínicos Gerais pediram demissão no início deste ano e a solicitação de substituição desses profissionais já foi feita na Secretaria Municipal da Saúde. Porém, segundo a coordenadora, a prefeitura não se posicionou sobre o caso e não há previsão para a chegada de novos profissionais.

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Alexandre Silva, afirmou que uma resolução já foi feita pelo Conselho ainda na última quinta-feira (14), devido à falta de médicos. “A demanda aqui é de 13 mil atendimentos anuais e eles teriam que ter três médicos clínicos gerais para atender a demanda. Além da falta disso, eles também têm a falta de pediatras, que aqui (o atendimento) é feito por alunos orientados pela UCS”, destacou. Segundo Alexandre, a prefeitura tem um Termo de Conduta assinado com o Ministério Público (MP) Federal e Estadual, o qual previa que, após o fechamento do Pronto Atendimento 24H para reformas, não faltaria médicos para atendimentos nas UBSs. Devido ao descumprimento desse Termo, Silva afirmou que o Conselho vai formalizar a denúncia contra a prefeitura junto ao MP.  

Melhorias na infraestrutura do prédio também é uma das reivindicações dos moradores, que reclamam a falta de manutenção do local. A reportagem da Tua Rádio São Francisco tentou contato com a Secretaria da Saúde, mas não obteve retorno.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais