Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vacinação contra covid-19 passa a priorizar crianças de 6 meses a 4 anos e grupos de risco

por Clayton Camargo

Município segue orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado

Foto: Cristiane Barcelos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informa as alterações na vacinação contra covid-19 que começam a vigorar a partir desta semana. As mudanças seguem a nova estratégia de vacinação adotada em todo o País.

Conforme orientações do Ministério da Saúde, a vacina passa a fazer parte do calendário de rotina para as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias (ou seja, aquelas que ainda não completaram cinco anos de idade). Para estar em dia com a imunização, esse público precisará ter tomado três doses da vacina. As crianças dessa faixa etária que receberam três doses não precisam repetir e aquelas que tomaram uma ou duas devem apenas completar o esquema vacinal. Para esse público, a vacinação neste primeiro momento ocorre por agendamento nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê, cujas salas de vacina funcionam das 8h às 19h. À medida que o município receber mais doses destinadas às crianças, o número de locais para vacinação pode ser ampliado.

Outra nova orientação do Ministério da Saúde diz respeito à recomendação de uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com mais risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas. Dessa forma, passa a ser recomendada uma dose a cada seis meses para gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos.

E passa a ser recomendada uma dose ao ano para trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas de menos de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Pessoas de cinco anos ou mais em geral, ou seja, que não pertencem a um dos grupos prioritários mencionados acima, são consideradas com esquema vacinal completo caso tenham recebido ao menos duas doses. Ou seja, conforme orientação atual, esse público não precisa procurar os serviços de saúde para receber reforços. Pessoas de cinco anos ou mais nunca vacinadas ou que só tomaram uma dose podem completar a imunização, totalizando duas doses, sem necessidade de reforços posteriores.

Ainda segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, à medida que ocorrerem aprovações regulatórias de novas vacinas, as recomendações e os esquemas poderão ser atualizados.

Confira abaixo as novas orientações (o município segue orientações do Ministério da Saúde e do Estado)

Público infantil no calendário vacinal de rotina: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Orientação: 3 doses no total (intervalos de 4 semanas entre 1ª e 2ª doses e de 8 semanas entre 2ª e 3ª doses). Crianças dessa faixa etária que já tomaram as 3 doses não precisam repetir.

Onde e quando ir: agendar nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê.

* UBS Cinquentenário: 3901.2313 3901.2314 e WhatsApp 9.9911.4582

* UBS Cruzeiro: 3901.1211

* UBS Desvio Rizzo: 3901.7906

* UBS Vila Ipê: 3901.1455 e WhatsApp 9.8434.6176

Recomendação para demais públicos prioritários:

- Gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos.

Orientação: uma dose a cada 6 meses.

- Trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas de menos de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua.

Orientação: uma dose ao ano.

Onde e quando ir: segundas e sextas nas seguintes UBSs:

* UBSs Centro de Saúde, Cristo Redentor, Fátima Alto, Planalto, Planalto/Rio Branco, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José e Serrano: das 8h às 15h.

* UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê: das 8h às 19h.

Orientação para outros públicos:

* Pessoas de 5 anos ou mais nunca vacinadas: podem tomar duas doses (intervalo de 4 semanas entre cada uma)

* Pessoas de 5 anos ou mais que só tomaram uma dose: podem tomar mais uma dose.

Onde e quando ir:

* 5 a 11 anos: agendar nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê.

* 12 anos ou mais: segundas e sextas nas seguintes UBSs:

- UBSs Centro de Saúde, Cristo Redentor, Fátima Alto, Planalto, Planalto/Rio Branco, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José e Serrano: das 8h às 15h.

- UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê: das 8h às 19h.

Observação: crianças de 5 anos ou mais que tomaram no mínimo 2 doses e não fazem parte de nenhum grupo prioritário NÃO PRECISAM TOMAR REFORÇOS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais