Vigilância Ambiental registra aumento de focos de larvas do mosquito da dengue em Vacaria
A maior concentração de focos está dentro das residências, o que preocupa as equipes de saúde
O município de Vacaria acendeu um sinal de alerta após o aumento significativo no número de focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti em 2026. Em entrevista à Tua Rádio Fátima, a coordenadora em Vigilância Ambiental, Sandra Ciotta, informou que já foram identificados 53 focos neste ano, sendo 36 em residências e pontos estratégicos e 17 em ovitrampas.
De acordo com Sandra, as condições climáticas, com variações de temperatura e períodos de calor intercalados com dias mais frios, favorecem a proliferação do mosquito. “Esse ambiente contribui para o desenvolvimento mais rápido do Aedes aegypti, especialmente quando há água parada em locais como tonéis, pratos de plantas, ralos e até bebedouros de animais”, explicou.
A maior concentração de focos está dentro das residências, o que preocupa as equipes de saúde. Com a queda das temperaturas, o mosquito tende a buscar abrigo em ambientes internos. “Ele se esconde em locais escuros, como atrás de móveis, cortinas e até em garagens e depósitos. Por isso, o cuidado dentro de casa é fundamental”, destacou Sandra Ciotta.
Como forma de combate, a Vigilância Ambiental intensificou as ações, incluindo visitas domiciliares e aplicação de inseticida em casos específicos, seguindo protocolos do Ministério da Saúde. A orientação à população é eliminar qualquer acúmulo de água e utilizar inseticidas adequados. Em caso de suspeita ou dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo telefone 3231-6450.
Comentários