Câmara de Caxias cria Frente Parlamentar para defender o Samae e barrar mudanças na gestão
Grupo será formado nos próximos dias com foco em evitar privatização e discutir possível regionalização do serviço
O Legislativo de Caxias do Sul deve constituir, nos próximos dias, a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A iniciativa foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (28), por meio do requerimento 8/2026.
A proposta é de autoria do vereador João Uez, com apoio de diversos parlamentares da Casa. O principal objetivo da frente é discutir o futuro da autarquia e evitar a possibilidade de privatização, com ênfase na manutenção da gestão municipal do serviço.
Durante a sessão, Uez informou que o vereador Elisandro Fiuza participa de reuniões com representantes de Samaes de outros municípios e com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Sergio Peres. Segundo ele, iniciativas semelhantes estão em formação em outras câmaras municipais e também devem avançar no âmbito estadual.
O debate ocorre em meio a discussões sobre possíveis mudanças no modelo de gestão do saneamento. Uez mencionou declarações recentes do governador Eduardo Leite, que teria descartado a privatização direta, mas admitido a possibilidade de regionalização do serviço. O vereador questionou como ficaria a gestão municipal em um cenário desse tipo.
Outros parlamentares também se manifestaram. O vereador Sandro Fantinel defendeu a manutenção de serviços públicos considerados eficientes sob gestão do município. Já a vereadora Estela Balardin citou experiências com concessionárias privadas para exemplificar desafios no atendimento à população.
Comentários