Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Assembleia instala Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Apicultura e Meliponicultura

por Ana Lúcia Jacomini

Objetivo é debater e propor políticas públicas de incentivo ao segmento no Rio Grande do Sul

A Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Apicultura e Meliponicultura foi instalada na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 14/12. O ato contou com a participação de produtores, representantes de entidades e organizações do setor, especialistas e parlamentares. Proposta pelo deputado estadual Altemir Tortelli (PT), a Frente tem como objetivo debater e propor políticas públicas de incentivo ao segmento no Rio Grande do Sul.

Assistência técnica, apoio à pesquisa, orientação à comercialização e crédito aos apicultores e meliponicultores serão pautas do grupo. A redução do número de abelhas no Estado, especialmente em razão do uso indiscriminado de agrotóxicos, e a prática da apicultura itinerante deverão ser pautas debatidas pela Frente Gaúcha, que atuará de forma articulada com a Frente Nacional em Defesa da Apicultura e Meliponicultura, recém instalada na Câmara dos Deputados.

Entre as principais necessidades dos apicultores, estão a capacitação; a construção e regularização de estruturas de processamento de mel em diferentes regiões do Estado; orientação quanto ao escoamento da produção; fortalecimento da exportação para outros estados e países, com a criação de um selo específico para o mel gaúcho; políticas de manejo, para o aproveitamento de todas as potencialidades do produto; rastreabilidade e controle da produção; regulamentação e fiscalização do transporte.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais