Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vereadores solicitam implantação de Centro de Reabilitação Pós-Covid

por Pablo Ribeiro

Parlamentares sugerem análise técnica para viabilizar atendimento

Foto: Douglas Barreto/Câmara de Vereadores/Divulgação

Os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP e Sandro Fantinel/PATRIOTA e a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB protocolaram, nesta segunda-feira (10/05), uma indicação ao Executivo, com a sugestão para implantar um Centro de Reabilitação Pós-Covid, em Caxias do Sul. A ideia surgiu após a visita técnica que os parlamentares caxienses realizaram ao município de Chapecó/SC e ao Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).

A proposição sugere que o espaço de reabilitação possa ofertar o atendimento necessário para busca da total recuperação das pessoas que tiveram Covid-19. O documento justifica a criação do centro de reabilitação, por conta das pessoas com comorbidades, que terão complicações e poderão vir a óbito ou ter sequelas em decorrência da infecção. O texto aborda ainda que a doença possui impacto funcional aos que se recuperaram, como, transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade, fraqueza muscular e respiratória, dificuldade para ingestão alimentar, perda de peso e desnutrição, entre outras complicações.

A exposição de motivos ainda destaca a necessidade da avaliação da prefeitura para criar e estruturar um método de atender esses pacientes, seja em local específico para reabilitação pós-covid ou por meio de programas de regeneração, que envolva equipes multissetoriais da área da saúde. Também salienta para a possibilidade da realização de convênios com instituições de ensino superior, para executar e ampliar os atendimentos ofertados.

Os vereadores enfatizam a preocupação com o bem-estar, a plena recuperação das pessoas, e as dificuldades econômicas geradas pela pandemia. Eles consideram que o Poder Público possa oferecer o serviço de reabilitação pós-covid, de forma gratuita, à população mais vulnerável.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais