Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Caxias passará por consulta pública

por Pablo Ribeiro

Documento fica disponível de forma on-line até o dia 22 de março

Foto: Arquivo SEMMA/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul abriu, nesta terça-feira (27/02) a Consulta Pública para revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) no município. O Plano foi criado pela Lei Nº 8.183, de 21 de dezembro de 2016 e o documento proposto pode ser consultado no link https://caxias.rs.gov.br/servicos/meio-ambiente/audiencia-publica-pmgirs até o dia 22 de março.

A revisão do PMGIRS, explica o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, Caio Torques, é a soma de esforços de uma comissão de servidores de diversas secretarias, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), que foram efetivamente envolvidos em todas as discussões para revisar, reavaliar e propor novos cenários.

O trabalho foi possível por meio de uma parceria com o Instituto Senai-RS de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, que elaborou o texto apreciado por meio das contribuições elencadas. A equipe técnica foi contratada em março de 2023. O titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e chefe de Gabinete interino, João Uez, complementa que Caxias do Sul foi pioneira na coleta seletiva em 1991 e também na coleta mecanizada, sendo o único município com mais de 10 mil habitantes no País que detém o controle da cadeia da água, esgoto, coleta e destinação de resíduos.

O documento revisado fica disponível para a consulta on-line até as 10h do dia 22 de março (também pode ser acessado no site www.caxias.rs.gov.br, clicando em seguida nos links Serviços – Meio Ambiente – Audiência Pública PMGIRS). É necessário o preenchimento de um formulário para posterior exibição e download do arquivo. A audiência pública ocorrerá na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em 22 de março. Após, a comissão que revisou o Plano se reunirá para avaliar as sugestões e, em ato contínuo, a versão final será protocolada no Legislativo para apreciação dos vereadores.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais