Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Samae substitui conjunto de motobomba do Faxinal

por Clayton Camargo

Modernização aumenta a eficiência do principal sistema de abastecimento de água de Caxias do Sul

Foto: Márcio Serafini

O Samae iniciou nesta terça-feira (27/10) a substituição de um conjunto de motor e bomba e a instalação de um inversor de frequência na Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB) do Sistema Faxinal. A modernização busca aumentar a eficiência e a segurança operacional dos equipamentos que bombeiam a água da represa, em Ana Rech, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, no bairro Lourdes.

Localizada junto à barragem, a EBAB do Faxinal conta com quatro conjuntos de motobombas, instalados originalmente nas décadas de 1990 e 2000. Dois deles já foram substituídos, em 2019 e 2022. Nesta semana, ocorre a troca do terceiro conjunto, com testes nesta quarta-feira (28/10) e conclusão prevista para quinta-feira (29/10). O investimento estimado é de R$ 1,5 milhão, incluindo a aquisição dos equipamentos e a contratação da empresa responsável pela instalação.

Cada conjunto tem potência de 2 mil cavalos, totalizando 8 mil cavalos de potência instalada na estação. A intervenção não prejudica o bombeamento de água bruta nem o abastecimento da população. Isso porque, normalmente, dois dos quatro conjuntos operam simultaneamente. A substituição da quarta motobomba está prevista para 2027. Os equipamentos necessários para essa etapa já foram adquiridos e recebidos pelo Samae.

Além da troca do conjunto de motor e bomba, o trabalho inclui a modernização do sistema de acionamento. A antiga chave compensadora será substituída por um inversor de frequência, dispositivo que permite controlar o funcionamento do motor e oferece mais recursos de proteção e operação. A mudança também possibilitará o acionamento remoto dos equipamentos, diretamente pelo sistema de supervisão e controle instalado junto à ETA Parque da Imprensa.

“O inversor traz mais segurança. Caso detecte uma oscilação na rede elétrica, por exemplo, o sistema pode desligar automaticamente o equipamento para protegê-lo”, explica o eletricista Felipe Valentini Oliveira.

A ETA Parque da Imprensa é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 57% da população de Caxias do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais