Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Ausência de fenômenos como El Niño e La Niña podem favorecer culturas de inverno

Baixar Áudio por Camila Agostini

Ouça no player de áudio, entrevista com o Gilberto Cunha, Agrometeorologista da Embrapa Trigo de Passo Fundo

Foto: Reprodução: Marcelo Klein / Embrapa Trigo

O inverno 2021 começou aos 32 minutos desta segunda-feira, 21/06. A estação mais fria do ano segue até 22/09 e, de acordo com as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia, deverá apresentar um comportamento de temperaturas e volume de chuva semelhante aos padrões normais de clima para esta época do ano. “Isso significa que o inverno de 2021 pode ser de temperaturas ligeiramente mais elevadas que as médias históricas”, diz Gilberto Cunha, Agrometeorologista da Embrapa Trigo de Passo Fundo.

Segundo Cunha, a média de chuva deve se manter acima dos 100 milímetros, podendo oscilar,  nas máximas, entre 150 e 180 milímetros. Especialmente para a agricultura, o padrão climático anunciados pelos institutos meteorológicos se mostra favorável às culturas de inverno. Os modelos climatológicos, explica Cunha, descartam a formação de El Niño (aumento de chuva) e La Niña (seca). “Dentro desta perspectiva, de um inverno não tão úmido, a tendência é de que o potencial de rendimento e a sanidade das lavouras sejam favorecidos. Para os produtores e técnicos, trata-se de um prognóstico a ser observado no momento de tomada de decisões para o manejo das culturas”, reforça o agrometeorologista

 A neutralidade climática talvez não viabilize a necessária recuperação de reservatórios hídricos. “É possível que essa demanda venha a ser sanada com mais intensidade a partir da primavera”, destaca Cunha.

O inverno também tem sua importância associada ao manejo de culturas de verão. Conforme ressalta Gilberto Cunha, “o trigo, ainda que não seja a principal cultura, é fundamental para agregação de renda no momento em que se inicia as culturas de verão e para melhorar o manejo do cultivo da soja, com destaque para o controle de plantas daninhas, operações e semeaduras, cobertura de solo e fertilidade”.

Ouça a entrevista completa no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais