Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Procon Caxias orienta consumidores para as compras de Natal

por Ivan Sgarabotto

Para presentear um amigo ou familiar, vale a regra da pesquisa de preço

Há pouco mais de uma semana do Natal, a procura por presentes se intensifica. O comércio prepara descontos e promoções desde o início do mês de dezembro para atrair os consumidores. Mas o cuidado com as compras nesta data deve ser redobrado. Esta é a época de aproveitar o 13º salário para quitar contas ou guardar dinheiro. Por isso, o Procon Caxias preparou algumas dicas para orientar o consumidor e deixar o seu Natal tranquilo e sem peso na consciência.

Para presentear um amigo ou familiar, vale a regra da pesquisa de preço. Os lojistas costumam oferecer descontos e vantagens nas condições de pagamento. É dever do consumidor procurar a loja onde o preço se encaixa melhor em suas condições financeiras. Lembre-se de que não deve haver diferenciação de preço para pagamentos em dinheiro ou cartão de crédito. Qualquer benefício oferecido pelos lojistas ao pagamento à vista deve também ser aplicado às compras com cartão.

Se a opção para esta data for o vale presente, acerte com o lojista o prazo para sua utilização e como será restituída eventual diferença de preço entre o valor do vale presente e a aquisição do produto. Lembre-se de que o vale presente é um crédito e o consumidor pode usá-lo para comprar o que desejar dentro da loja. O estabelecimento não pode restringir o tipo de mercadoria que o cliente comprará com o vale.

Antes de efetuar qualquer compra, observe as instruções de uso, as informações do fabricante, a composição do material, prazo de validade. Estas informações devem estar dispostas de forma clara e acessível na embalagem de qualquer produto, seja ele eletrônico, alimentício, cosmético ou vestuário. Teste aparelhos eletroeletrônicos antes de retirá-los da loja e combine com o lojista como é a política de troca.

É muito importante ficar atento às compras para crianças, principalmente quando se trata de brinquedos. Observe as informações dispostas na embalagem, que irão garantir sua segurança (características do produto, faixa etária a que se destina, identificação do fabricante). As informações devem estar em língua portuguesa e conter instruções de uso e de montagem, além de eventuais riscos que possam apresentar à criança. A presença do selo de segurança Inmetro para os brinquedos indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas.

Para compras pela internet, o cuidado deve quanto à credibilidade do site e das ofertas. Antes de concluir a compra, confira se a loja virtual possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), endereço físico, telefone para reclamações ou dúvidas. Após a confirmação do pagamento, guarde todas as informações sobre a compra. Fique atento aos prazos de entrega e guarde todos os comprovantes para uma eventual reclamação.

Para qualquer dúvida, o Procon está disponível para atendimentos das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia. Neste mesmo horário o Procon atendemo também pelo telefone 151. O Procon está localizado na rua Visconde de Pelotas, 449, Centro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais