Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Novo aparelho amplia modernização do Instituto Hospitalar Veterinário da UCS

por Pablo Ribeiro

Equipamento de tomografia é capaz de produzir imagens tridimensionais e oferece maior exatidão nos diagnósticos

Foto: Bruno Zulian/UCS/Divulgação

A mais recente novidade do Instituto Hospitalar Veterinário da Universidade de Caxias do Sul (IHVET) é o aparelho de tomografia computadorizada. Conhecida como TC, a técnica de imagem avançada utiliza feixes de raios-X em torno do paciente para detalhar com maior precisão as estruturas internas e sem sobreposição. Algumas das vantagens da tecnologia são a identificação precoce de lesões, o estudo de doenças respiratórias, a avaliação geral do cérebro e medula espinhal e a produção de imagens tridimensionais.

O tomógrafo do IHVET é do modelo ACT Vet de 16 canais, que permite a reconstrução de 32 cortes com imagens obtidas em alguns segundos, rapidez que reflete em redução do tempo de anestesia, diminuindo os riscos anestésicos ao paciente. Através deste tipo de equipamento é possível produzir imagens em cortes muito mais finos e com ótima resolução, diferente do que ocorre em modelos de tecnologia inferior.

Multifuncionalidade

A tomografia computadorizada é uma ferramenta que pode ser aplicada em diversas especialidades da Medicina Veterinária. Na ortopedia, por exemplo, auxilia na identificação de deformidades angulares ósseas com uma avaliação em todos os eixos, possibilitando cálculos muito mais precisos para o planejamento cirúrgico, além de permitir a impressão 3D de uma réplica exata da estrutura óssea através de reconstruções volumétricas. Na oncologia, a TC permite a detecção precoce de tumores e metástases, quando comparada a exames radiográficos, além de fornecer mais informações da localização, distribuição e relação com tecidos e órgãos vizinhos, dados extremamente importantes para a escolha do tipo de procedimento a ser instituído. Já na neurologia, permite visualizar detalhes intracranianos, contribuindo para o diagnóstico de condições neurológicas.

A professora de Medicina Veterinária da UCS, Claudia Giordani considera o uso da tecnologia avançada fundamental para a formação dos estudantes, que podem acompanhar na teoria e na prática os benefícios e possíveis respostas que este exame pode oferecer. “A modalidade permite o desenvolvimento de diversos projetos com a comunidade acadêmica, utilizando-se, por exemplo, as reconstruções tomográficas, inovações na área de desenvolvimento de próteses para animais”, complementa.

IHVET

Inaugurado em 2022, o Instituto Hospitalar Veterinário da UCS é considerado um dos maiores complexos de saúde animal do Rio Grande do Sul. Sediado no bloco 46 do Campus-Sede, contempla as instalações dos blocos 47 e 56. Modelo em saúde animal, estrutura-se como um ambiente hospitalar qualificado para a formação profissional integral e a prestação de serviços, impulsionando atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

O diretor do Instituto, professor Leandro do Monte Ribas, anuncia que o planejamento para 2024 envolve a otimização da rotina de serviços do IHVET através de uma rede de estratégias de captação de clientes, e o consequente aumento da participação dos estudantes inseridos nas atividades. “A direção do IHVET está alinhada com os princípios de excelência prezados pela UCS na formação profissional. A utilização do tomógrafo propicia uma vivência inédita no estado para os acadêmicos, seja na modalidade de aulas práticas, estágios ou cursos de capacitação”, explica.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais