Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

CEJUSC será implantado no município de Marau

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

O objetivo é dar aos cidadãos uma solução alternativa e consensual para determinado processo

Foto: Divulgação

O CEJUSC - Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, tem o objetivo de dar aos cidadãos uma solução alternativa e consensual para determinado processo. Esse método foi implantado no Brasil há alguns anos e, aos poucos, estados e municípios passam a aderir ao processo. Nesta segunda - feira, 07/09, a Tua Rádio Alvorada recebeu o juiz responsável pela comarca de Marau, Marcel Andreata de Miranda, que falou sobre a instalação do Cejusc no município. 

Segundo Marcel, o objetivo é resolver não apenas o processo, mas também, o conflito que há por trás dele, de forma que todas as partes envolvidas saiam ganhando. O juiz explica que existem alguns casos em que o processo judicial é resolvido, porém, os demais problemas que implicam neste conflito não, dessa forma, as partes acabam retornando à justiça mais tarde e em alguns casos com o mesmo problema. Além disso, há a intenção de uma “transformação social”, explica Marcel, é importante que as pessoas tenham a autonomia de resolver problemas simples, “o judiciário só serve para quando as pessoas não conseguem, por qualquer razão extraordinária, não resolver por si só”, acrescenta ele. 

Na prática, quando identificado um processo que se encaixe ao formato do Cejusc, o mesmo é encaminhado para o centro, onde pessoas especialistas no assunto poderão desenvolver o trabalho junto às partes envolvidas no processo. Marcel destaca que os processos de família são obrigatoriamente levados ao Cejusc, já os demais devem ser avaliados. 

Com a confirmação do projeto, o próximo passo é dar início aos procedimentos de instalação. De acordo com o juiz, a expectativa é de que esse processo inicie ainda este ano, mas alerta que devido as eleições existem algumas limitações que devem ser seguidas. A previsão é para que o centro seja inaugurado no ano de 2021. 

A entrevista com Marcel Andreata de Miranda está disponível no áudio da matéria e também no facebook da Tua Rádio Alvorada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais