Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Câmara de Caxias repudia fechamento de escola pela CNEC

por Ivan Sgarabotto

O anúncio do encerramento das atividades da escola Santo Antônio aconteceu em dezembro de 2016

Foto: Ivan Sgarabotto

O plenário da Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na sessão da Comissão Representativa desta terça-feira, 17, moção de repúdio ao ato da direção nacional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) de fechamento do Instituto Cenecista Santo Antônio em Caxias do Sul. Autor da proposição, com apoio de demais vereadores, Adiló Didomenico/PTB definiu a decisão como um desrespeito à comunidade, onde a escola se instalou em 1962.

O petebista destacou que as autoridades públicas, em todos os seus níveis, e a sociedade precisam saber que a CNEC vende a imagem de entidade filantrópica para assegurar benefícios fiscais, mas age de forma diferente. “A decisão deixou 300 alunos fora da sala de aula e mais 60 pessoas desempregadas”, observou. Também alertou que caminho semelhante pode ser dado ao instituto que a CNEC ainda mantém em Forqueta.

Segundo Adiló, os problemas do Instituto se iniciaram ainda no fim da década e foram se agravando ao longo dos anos em razão de distorções salariais, resultando em problemas financeiros. “O Instituto Santo Antônio pagava o dobro da média das demais escolas. Era, portanto, necessário negociar em busca de novo valor e garantir a continuidade da escola”, informou.

O Centro de Educação Cenecista Santo Antônio (CNEC) anunciou em dezembro, o encerramento das atividades ao final deste ano letivo. Em documento repassado aos pais, a entidade mantenedora da escola alega falta de recursos para a manutenção dos serviços educacionais e da qualidade do ensino.

O fechamento da escola, em atividade desde 1962, surpreendeu professores, funcionários e estudantes. A entidade mantenedora da escola alegou falta de recursos para a manutenção dos serviços educacionais e da qualidade do ensino.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais