Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Caxias do Sul apresenta alta na criação de empregos formais após cinco meses em baixa

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Dados são do Observatório do Trabalho da UCS referentes ao mês de outubro

Foto: EBC/Divulgação

A abertura de vagas de emprego aumentou após cinco meses de baixa em Caxias do Sul. É o que mostra os dados do Observatório do Trabalho da UCS do mês de outubro. No período, 302 postos de trabalho foram possibilitados na cidade, o que não ocorria desde abril quando foram criadas 576 vagas formais.

A coordenadora do órgão, Lodonha Coimbra Soares, explica que a volta da empregabilidade se dá pela procura dos setores em contratações temporárias para as festas de final de ano.

O saldo positivo foi puxado pelo setor de Serviços, que abriu 220 novas vagas no município. Mesmo nos períodos de baixa, a área apresentou números acima da média, refletindo em 914 postos abertos no ano. A coordenadora coloca que os desligamentos no setor da Indústria de Transformação influenciam, pois essa parcela demitida deseja encontrar uma nova forma de inclusão no mercado de trabalho, assim a área de Serviços é procurada por não pedir tantas exigências.

O Comércio foi outro setor que ajudou na alta para outubro. Foram criados 133 postos de trabalho, o que difere do mês passado quando a atividade econômica apresentou índices negativos. Lodonha afirma que isso é reflexo do final do ano, pois o Comércio cresce nesse período de comemorações de Natal e Ano Novo e volta ás aulas. Isso deve ser retratado nos meses seguintes.

O resultado positivo não impediu que os setores da Agropecuária, Construção Civil e Indústria de Transformação mostrassem queda na empregabilidade, que somados fecharam 57 postos de trabalho.

(Ouça a entrevista no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais