Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Coprel inaugurou Subestação Marau 2

por Camila Agostini

Inauguração ocorreu de forma online, pelo Facebook da cooperativa

A Subestação de Energia Marau 2 foi inaugurada na quarta-feira, 12/08, por meio de uma live realizada através do Facebook da Coprel. O maior investimento da Cooperativa para 2020 -  14 milhões de reais - impulsiona o crescimento dos setores da agricultura, como pecuária, avicultura, suinocultura, desenvolvimento de agroindústrias, e também a indústria. A nova subestação proporcionará infraestrutura de energia para 5.720 famílias de 11 municípios: Marau, Camargo, Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Santo Antônio do Palma e Vila Maria.

O investimento total contemplou a construção de 4,5km de linha de transmissão em 138kV e instalação de dois transformadores, que atuam de forma simultânea, em redundância; isso significa que, em caso de falhas ou necessidade de manutenção em um dos equipamentos, o outro segue operando normalmente, sem que seja necessário desligamento de cargas.  Antes da Subestação, a Coprel possuía somente um alimentador em Marau. Agora são quatro novos alimentadores, com tensão de operação em 23kV que possibilitam manobras  para contingência e suprimento de novas cargas. Toda esta tecnologia torna o sistema elétrico mais robusto e confiável.

“A nova subestação melhora os níveis de tensão e aumenta em quase 3 vezes a disponibilidade de energia para a região. Agora temos capacidade para suprir o crescimento da carga para os próximos 15 anos para atender as indústriais e todo o setor agroindustrial. Outro fato importante é que a subestação é telecomanda pelo Centro de Operação, em Ibirubá, contando com a qualidade da internet via fibra da Coprel Telecom”, celebra o presidente Jânio Vital Stefanello.

O governador do estado, Eduardo Leite, também participou da live. Para Leite, "o povo gaúcho necessita de uma energia de qualidade, principalmente para o setor produtivo". "A energia tem tudo a ver com o desenvolvimento. Parabéns pela dedicação da Coprel, que é nossa parceira para levar cada vez mais energia de qualidade para o campo e o desenvolvimento do nosso estado”, destacou, ainda, o governador.

André Pepitone da Nóbrega, diretor geral da ANEEL, disse que a obra proporciona mais bem-estar para a população, grandes avanços para os produtores rurais da região e a condição de atrair novos invesimentos, gerando mais emprego, renda e prosperidade para a economia. "A ANEEL, desde o início reconhece a importância das cooperativas para o setor elétrico que trazem um inestimável valor em estar próximo aos associados, com energia de qualidade e atendimento personalizado. Temos certeza da qualidade do serviço  que a Coprel está ofertando aos seus associados”, ressaltou André da Nóbrega.

Diversas lideranças regionais e prefeitos das cidades atendidas pela nova subestação acompanharam a live que também teve a participação os deputados estaduais, Vilmar Zanchin e Sérgio Turra, conselheiros da Coprel e diversas lideranças regionais.

O vídeo da transmissão permanece disponível no Facebook da Coprel.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais