Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Procon orienta consumidores para as compras do Dia dos Namorados

por Daniel Lucas Rodrigues

Data movimenta o comércio local, restaurantes e espaços de eventos

Foto: Alencar Turella/CDL Caxias, divulgação

Comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma das datas de maior movimento no comércio e neste período é comum o aumento das ofertas e promoções de mercadorias. Pensando nisso, o Procon de Caxias do Sul dá algumas dicas aos consumidores na hora das compras.

O orgão orienta que o consumidor procure um fornecedor idôneo, pesquise os preços, verifique a qualidade do produto, exija nota fiscal e analise minusiosamente o contrato apresentado pelo fornecedor. Segundo o coordenador do Procon, Jair Zauza, a data atrai o consumidor a diversas mercadorias, como flores, cestas de alimentos, roupas, perfumaria e eletrônicos, mas é preciso ter os mesmos cuidados e atenção para a compra não virar uma dor de cabeça e acabar prejudicando a data.

 “Um dos produtos mais procurados e que normalmente está em promoção nesta época, são os aparelhos celulares e serviços ofertados pelas operadoras. Assim, antes de adquirir um aparelho celular e aderir ao plano promocional oferecido, seja para presentear, seja para uso próprio, recomenda-se ao consumidor atenção especial às cláusulas restritivas constantes no contrato”, disse Zauza.

Outro ponto importante é o cuidado com as promoções. Uma análise prévia e pormenorizada do regulamento da promoção garante ao consumidor maior segurança sobre o contrato que poderá ser realizado. Em caso de dúvidas, sugere-se que o consumidor contate a empresa e solicite esclarecimentos.

Posterior a data, as lojas começam a receber pedidos de troca de mercadoria. Importante lembrar, que a loja não é obrigada a trocar o produto se ele não apresentar defeito, nem mesmo quando se trata de presente. No entanto, como a troca é facultativa, grande parte dos estabelecimentos o permitem, também fixando um período para isso (até alguns dias após a compra) e delimitá-la a determinados produtos, por exemplo. Em caso de permanecimento de dúvidas ou não sendo o problema solucionado, o consumidor deve procurar o Procon.

Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais