Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias do Sul recebe espetáculo e oficina da Cia. Bricoleiros nesta terça-feira

por Ivan Sgarabotto

Apresentação da peça “Criaturas de Papel” ocorre no dia 16 de junho e a oficina de marionetes nesta segunda-feira dia 15

Foto: Divulgação

A comunidade de Caxias do Sul poderá conferir, no dia 16 de junho, uma apresentação promovida pelo Circuito Nacional Sesc Palco Giratório. O espetáculo “Criaturas de Papel”, da Cia. Bricoleiros do Ceará, será encenado no Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2462), às 20h, com entrada franca, mediante retirada no SAC.

Papéis brancos ganham formas geométricas e são transmutados em figuras cênicas que, meticulosamente animados, ganham vida em “Criaturas de Papel”. Encontros e partidas formam a teia principal desse espetáculo. Seus ganhos e perdas parecem nos comunicar que a vida é feita de construções e desconstruções de realidades e momentos. Como seres animados, imbuídos da existência, buscam o outro num impulso vital. O espetáculo fala de encontros enquanto força fundamental do pulso de existir e habitar um espaço. A classificação é livre.

Além da encenação da peça, no dia 15 de junho o Grupo Bricoleiros irá oferecer uma oficina de manipulação de marionetes bricoladas. A atividade propõe compartilhar as experiências teóricas e práticas do Grupo com Marionetes de Manipulação Direta, uma técnica em que três ou dois marionetistas, simultaneamente sem artifício de fios ou varas, animam o mesmo boneco, conferindo-lhe movimentos humanos precisos e permitindo excelentes possibilidades de expressão cênica, inspirada na arte milenar japonesa do “Bunraku”.

Dois lados coexistem na constituição do trabalho do Bricoleiros: um tradicional, interessado pelas formas históricas do teatro de bonecos, e outro experimental, orientado pela pesquisa das possibilidades de encenação com bonecos. Essa dualidade se traduz praticamente em toda a carreira do Bricoleiros, especialmente nas montagens dos espetáculos. O grupo dedica-se ao desenvolvimento técnico de habilidades ligadas ao ofício do marionetista. A oficina trabalha algumas técnicas específicas de preparação corporal do ator-manipulador, compreensão da cena, marcação cênica, animação e comunicação com bonecos e objetos.

A oficina ocorrerá no Sesc Caxias do Sul, até às 17h30. As inscrições são limitadas e gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (54) 3221-5233, com Moisés ou Rafaela. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Caxias do Sul.

Data: 16 de junho

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2462)

Ingressos: SAC do Sesc (Rua Moreira César, 2462)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais